.




Foto: Divulgação
                                                          
.
.

Reisado dos Caretas, de São Gonçalo, em Itatira, encanta e diverte


Sabado, 6 de janeiro de 2018   Atualização: 04:38

O Grupo de Reisado Os Caretas, da localidade de São Gonçalo, de Itatira, percorre várias localidades do municipio fazendo apresentações para manter a tradição cultural. O Ano Novo está chegando e, com ele, os grupos reisados e caretas invadem os terreiros de Itatira fechando o ciclo natalino. A atividade atrai uma grande de quantidade de pessoas.
.
. .
. .
. .

O reisado da comunidade de São Gonçalo é remanescente de grupos tradicionais que existiram no Ceará no final do século XIX e ínicio do século XX. Assim como outros grupos tradicionais, incorporaram diversos elementos de diferentes festas e épocas, ao longo do tempo e assimiladas por gerações.

Assim como acontece em outros reisados, a brincadeira representa o retorno dos Reis Magos da visita ao Menino Jesus. Por esse motivo, todos os caretas usam mascaras para não serem reconhecidos pelo Rei Herodes, o qual queria saber o local no nascimento de Jesus. E assim tem sido a festa. Acompanhados da burrinha e do boi, por serem os animais que estavam no local do nascimento do Filho de Deus.

Em São Gonçalo, enquanto a lua e as estrelas surgiam no céu, os moradores da comunidade iam chegando com cadeiras para acompanhar a dança sentados. Gente de todas as idades, uns chegavam de moto, outros de pau-de-arara. Em menos de meia hora, o terreiro fica lotado. A comunidade vivencia sua tradição e atrai turistas para localidade. Trata-se de um momento mágico, que encanta e diverte, com música, brincadeiras, poesia e drama. 

.

Compartilhar no Facebook
......
.

.
.
.


Recomendado para você

.




.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.







.






.