.




Foto: Divulgação
                                                          
.
.

Itatira está na rota do ecoturismo no Ceará; saiba onde praticar


Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016   Atualização: 04:38

O município de Itatira está na rota do ecoturismo no Estado do Ceará. O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. 
.
. .
. .
. .

O Ecoturismo é o novo e importante setor do turismo no município de Itatira e tem crescido a cada ano e agora começa a ser encarado como excelente alternativa para o desenvolvimento sustentável de inúmeras regiões e comunidades da zona rural do município de Itatira. Afinal de contas, exercitar o corpo e, no caminho, contemplar a natureza, é tudo que estava faltando para o ser humano enfrentar o dia-a-dia.

No início era apenas uma brincadeira de garotos ousados, que se aventuravam nas corredeiras de rios usando câmara de pneus de caminhão. Mas o número de adeptos do ecoturismo aumentou, provocando o aumento no numero de turistas que visitam os lugares em busca de emoção, aventura e lazer.

A canoagem é uma das formas de ecoturismo praticada no município de Itatira. A canoagem pode ser praticada em águas calmas, como em açudes ou em corredeiras de rios. O esporte usa canoas ou caiaques. A canoagem em águas calmas não requer experiência, mas a descida de corredeiras exige técnica e noções de segurança. Outra pratica de turismo que está crescendo no município é o rapel.

Trata-se da descida de paredões, abismos e cachoeiras, com o auxílio de cordas. Essa técnica de escalada, utilizada também no caving e no canyoning, pode ser positiva (com apoio dos pés), guiada (com desvio diagonal da trajetória, para evitar torrente) ou fraciosanada (dividido em vários rapéis menores para encontrar um caminho mais seguro).

Curtir a natureza ao som do trote de um cavalo é um passeio seguro para quem deseja um momento de lazer no município de Itatira. A cavalgada é um meio eficiente de percorrer longas distâncias e atingir regiões cujo terreno apresenta obstáculos. O cavalo é a melhor forma de se locomover, pois atravessa áreas alagadas, onde há muita água para o veículo motorizado, mas pouca para a travessia de barcos.

A figura de um cavalo aparece com freqüência em desenhos rupestres encontradas em Itatira, registrando a história de cavalgada. Antes de iniciar a cavalgada, o cavaleiro recebe instruções de manejo e aprende a lidar com o equipamento e com o cavalo. Todos os ensinamentos são aprendidos na prática.

A asa-delta é outra é pratica que está crescendo no município de Itatira. A asa-delta é fabricada com tecido resistente (dacron), um trapézio de tubos de alumínio (para controlar a direção), um tubo transversal (para sustentar a asa aberta), a quilha (centro de gravidade), dois tubos angulares na ponta dianteira da asa, um cinto e um mosquetão (para prender o piloto à asa).

Um vôo bem sucedido depende da checagem dos equipamentos, que devem seguir normas de segurança, das condições climáticas e da experiência do piloto, o que requer um curso especializado. Para experimentar a sensação de voar, deve-se praticar um vôo duplo, junto com o instrutor. A caminhada também é outra pratica de turismo que está crescendo.

Com disposição, qualquer um pode aderir às caminhadas que, além de baratas, não requerem equipamentos especiais. Entretanto, desbravar lugares selvagens, cruzando florestas, rios, montanhas e açudes, exige planejamento e, muitas vezes, a companhia de guias experientes.
.

Compartilhar no Facebook
......
.

.
.
.


Recomendado para você

.




.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.







.






.