.




Foto: Divulgação
                                                          
.
.

Por que tantos adolescentes e jovens estão usando drogas em Itatira?


Segunda-feira, 19 de outubro de 2015   Atualização: 04:38

O número de adolescentes e jovens usuários de drogas vem aumentando cada vez mais em Itatira. Cada vez mais o uso de drogas como cocaína, maconha e até o crack se tornam comum entre moradores do município. A dependência química pode levar o jovem a matar e roubar, destruindo assim famílias e aumentando os índices de violência no municipio. Os motivos que vem provocando esse aumento no consumo de drogas no município de itatira conforme os anos são variados.
.
. .
. .
. .

Entre os fatores apontados por especialistas estão a elevação da marginalização, problemas sociais e financeiros, ou mesmo a curiosidade e influência de amigos podem fazer com que o jovem de Itatira ingresse no mundo das drogas. O estresse, ansiedade, e acesso fácil ás substâncias nas mais diversos regiões do município, também são apontados como causas desse aumento.

“Antigamente a gente quase não ouvia falar em drogas como cocaína ou maconha, hoje é a coisa mais normal entre jovens. Muitos deles usam, mas outros não consumem”, diz uma moradora do distrito de Lagoa do Mato. Para especialista, a sociedade atual do município de Itatira apresenta características que propiciam o consumo. “Hoje os jovens quando querem comprar drogas já sabem a quem procurar. O acesso é muito fácil”, diz um morador do distrito de Lagoa do Mato.

Como a juventude é uma fase marcada pelo autoconhecimento, pelos conflitos de pensamento, pelas incertezas, pelas indagações e experimentações, a probabilidade de uso dessas substâncias químicas é ainda maior entre os adolescentes do municipio de Itatira. “Muitos adolescentes vêem nas drogas a solução para seus problemas, acreditam que através delas superarão dificuldades e conseguirão atrair a atenção dos pais”, diz um morador do distrito de Lagoa do Mato.

“Consumir drogas já se tornou normal e comum para muitas pessoas. Muitos jovens alegam que existe certo consentimento dos pais em relação ao uso da maconha, por exemplo. A grande maioria não tem receio em dizer que consome ou já consumiu tais substâncias. Além disso, hoje, as drogas podem ser encontradas em qualquer local, como nas festas realizadas no município”, diz um morador.

Diversos moradores, jovens e adolescentes apontam diversos motivos para o crescimento no consumo de drogas no município de Itatira. "O jovem vai se tornar usuário, a partir do momento em que ele tem problemas com os pais, amigos, colégio e até consigo mesmo. Os pais deveriam conversar mais com os filhos, desde pequenos, para terem informação e formação para passar sobre todas as barreiras das drogas", acrescenta uma jovem. A liberdade também é vista como meio que facilita o consumo de drogas.

"Os jovens de hoje em dia têm uma liberdade muito grande e isso ajuda os adolescentes a entrarem nesse grande mundo das drogas”, opina outra jovem. A curiosidade também é apontado por muitos moradores como motivos para o crescimento no consumo de drogas no municipio.

"Geralmente os jovens entram no mundo das drogas até mesmo curiosidade", diz um adolescente. "Na minha opinião, a primeira coisa que fascina os jovens a respeito das drogas é a curiosidade de uma coisa nova, a novidade desperta uma curiosidade enorme, principalmente nas pessoas menos informadas , que não sabem seus males", diz. Outra moradora do município de Itatira aponta também o incentivo de amigos para o consumo de drogas.

"Alguns jovens começam a ser usuários de drogas por curiosidade, pois muita gente usa e fala que é muito bom, essa curiosidade faz o jovem experimentar, pois é fácil adquirir drogas hoje em dia. Muitos jovens experimentam drogas por influência dos outros", diz ", diz. Para muitos jovens, existem moradores que pressionam os demais a usarem a drogas. "Acho que os jovens usam drogas por pressão dos amigos drogados", diz.

De acordo com especialistas, o crescimento no número de dependentes está fortemente associado ao aumento da violência no município de Itatira. “Muitos não têm dinheiro para comprar droga e daí fazem roubos, ou fazem dividas que podem pagar. Com isso muitos acabam sendo mortos ou assinados”, diz um especialista. Entre as drogas que viciam rapidamente estão morfina, heroína, crack, cocaína e barbitúricos. O álcool pode também viciar rapidamente uma pessoa, porém suas conseqüência levam muito tempo para se manifestar. Muitas drogas podem provocar a overdose.

“Já muitos amigos meus passarem mal devido o consumo exagerado de drogas”, diz uma moradora. A cocaína, um tipo de droga bastante popular em Itatira, provoca alterações profundas no sistema nervoso central, podem levar à morte por ataque cardíaco. Causa ainda convulsão, crises de hipertensão e até mesmo hemorragia cerebral. A cocaína também pode ser inalada, ingerida ou injetada. A duração dos efeitos varia, as a chamada euforia breve persiste por 15 a 30 minutos, em média.

Nos primeiros minutos, o usuário tem alucinações agradáveis, euforia, sensação de força muscular e mental. Os batimentos cardíacos ficam acelerados, a respiração torna-se irregular e surge um quadro de grande excitação. Depois, ele pode ser náuseas e insônia. Segundo os especialistas, em pessoas que têm problemas psiquiátricos, o uso de cocaína pode desencadear surtos paranóides, crises psicóticas e condutas perigosas a ele próprio ou a terceiros. Fisicamente, a inalação deixa lesões graves no nariz e a injeção deixa marcas de picada e o risco de contaminação por outras doenças.

As drogas alucinógenas utilizadas no municipio de Itatira a mais comum entre os jovens é a maconha. A maconha é usada em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida). Seu efeito dura entre uma e seis horas. Inicialmente, o usuário tem a sensação de maior consciência e desinibição. Ele começa a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia.

Porém, ele pode perder a noção de espaço (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memória recente, além de apresentar um aumento considerável do apetite (“larica”). A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos e injetados. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependência. Em excesso, pode produzir efeitos paranóicos e pode ativar episódios esquizofrênicos em pacientes psicóticos.

O crack também tem sido utilizado no municipio de Itatira. O crack é um agravamento da cocaína, pois é derivado. A médio prazo, muitas drogas podem produzir tremores, inquietude, desidratação da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicóticos e dependência psicológica. Mais recentemente, surgiu no município de Itatira o Ecstasy, uma droga de comprimido que vem sendo comercializado cada vez mais em todo o mundo.

Seus efeitos também são alucinógenos, e a dependência é inevitável. A conduta do usuário é muito parecida com a do dependente alcoólico. Em pouco tempo, estas drogas causam dependência, confusão, irritabilidade e sérias perturbações mentais. Com o crescimento do uso de drogas por jovens e adolescentes do município de Itatira, muitos pais e familiares começaram a submeter os filhos a tratamento clínicos em centros especialistas de Fortaleza e outras cidades.

.

Compartilhar no Facebook
......
.

.
.
.


Recomendado para você

.




.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.






.







.






.






.
 EM ALTA  ENTRETENIMENTO & ARTES  FINANÇAS
 BRASIL  ESPORTE  GENTE & ESTILO
 GAY  IMAGENS  INTERNACIONAL
 POLITICA  RADIO  SAÚDE
 TECH & CIÊNCIA  TEMPO & NATUREZA  TURISMO
 TV  URBANO & SOCIEDADE  VIDEOS
.

Sobre

Termos de Uso

Mobile

Ajuda

Privacidade e Cookies

Direitos Autorais

Contate-nos

Anuncie seu negócio

.

.                                                    © Todos os direitos reservados.