Itatira CORONAVÍRUS

Prefeito de Itatira proíbe moradores de saírem de casa sem “extrema necessidade”

O prefeito fala em punições de responsabilidade cível e criminal para quem ficar circulando pelas ruas sem necessidade.

22/05/2020 06h50 Atualizada há 5 dias
Por: Itatira NEWS

O prefeito de Itatira, Antonio Almir Bié da Silva, proibiu moradores do município de saírem de suas casas sem comprovarem que irão fazer algo de extrema necessidade. O prefeito fixou em decreto punições de responsabilidade cível e criminal para quem ficar circulando pelas ruas sem necessidade. Nesta quinta-feira (22), quando o município atingiu mais de 100 casos do coronavírus e após a divulgação de que o municipio está entre os 15 do Estado do Ceará com maior número de infecções pelo vírus e onde a situação é mais grave, o prefeito assinou um decreto proibindo moradores de saírem às ruas sem extrema necessidade. Após os casos de infecções dispararem em Itatira e colocarem o município entre aqueles com situação mais grave no Estado, o prefeito tenta agora conter o avanço da doença com medidas mais extremas. O decreto já está em vigor e vai até o dia 31 de maio, mas pode ser renovado pelo prefeito.

Conforme o decreto, fica instituída em todo municipio de Itatira a política de isolamento social rígido com, dentre outras obrigações, o dever “permanência domiciliar” e o controle e circulação de pessoas e veículos. "O dever especial de permanência domiciliar consiste na proibição de circulação de pessoas em geral, em espaços ou vias públicas, salvo no caso de extrema necessidade comprovada", diz o decreto. Pelo decreto somente serão autorizadas a circulação de pessoas que forem para serviços como atendimento médico ou veterinário, farmácias e supermercados, bancos e exercer algum trabalho essencial. O prefeito fala em punições de responsabilidade cível e criminal, mas não fixou multa para moradores que descumprirem a determinação a saírem às ruas sem necessidade.

Itatira anunciou nesta quinta-feira (21) que já ultrapassou o número de 100 de infectados, com 101 casos confirmados. Na quarta-feira (20), eram 87 casos. Um aumento de 14 casos em 24 horas em um município de apenas 21 mil habitantes. O municipio de Madalena, vizinho a Itatira, tem população de 19 mil habitantes e conta atualmente com 43 infectados. Mesmo sendo BR-020, o municipio de Madalena tem menos que a metade dos casos de Itatira. Os itatirenses mesmo estando distante da BR-020 estão vendo o número de casos crescer a cada dia. O motivo é a maioria dos moradores não respeitam a orientação de não sair de casa.