Itatira SITUAÇÃO PREOCUPA

Morre mais um morador de coronavírus em Itatira e total de mortos chega a 3

O número oficial de infectados no município passou para 114 pessoas.

22/05/2020 18h56 Atualizada há 6 dias
Por: Itatira NEWS

A secretaria de saúde de Itatira confirmou nesta sexta-feira (22) mais uma morte por coronavírus no municipio. Trata-se de uma pessoa que morava no distrito de Lagoa do Mato. O corpo já foi sepultado há alguns dias, mas aguardava o resultado de um exame para comprovar se a pessoa havia sido infectada pelo vírus. O Itatira NEWS mostrou na semana passada que havia uma morte suspeita de um corpo que já havia sido enterrado em investigação e que a secretaria de saúde do municipio aguardava apenas o resultado do exame do Lacen para confirmar a causa da morte. Com a nova morte confirmada, o número de mortos no municipio subiu para três. Já o número oficial de infectados no município passou para 114 pessoas. Desse total, 81 infectados estão no distrito de Lagoa do Mato, o epicentro do vírus no municipio.

Em abril, antes do município registrar o primeiro caso, o prefeito da cidade chegou a baixar um decreto proibindo viajantes dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro de entrarem no municipio. Mas pessoas de cidades contaminadas como Fortaleza continuaram entrando no município. Na Semana Santa, o prefeito baixou um novo decreto, agora proibindo pessoas de entrarem no município no período do feriado, incluindo viajantes de Fortaleza, mas não adiantou. Uma senhora de Bandeira, em uma pequena comunidade na zona rural do município, foi infectada após familiares dela vierem de Fortaleza passar o feriado na casa da idosa. Foi o primeiro caso registrado do municipio. Desde então, o número de infectados só aumentou. Sem ter condições de fiscalizar todo mundo e com muita gente nas ruas desrespeitando as orientações da secretaria de saúde do município, os casos começaram a aumentar de forma assustadora no municipio de Itatira. Moradores, uma enfermeira, uma empresária, a cada dia os casos só cresciam.

O vírus contaminou em cheio até casa do prefeito da cidade, onde 10 pessoas, entre familiares e trabalhadores testaram positivo. A primeira dama, filhos e netos do chefe do Executivo do municipio estão entre os infectados. Segundo o prefeito, ele não pegou o vírus. Em uma semana os casos cresceram de forma assustadora no município de Itatira. Em uma semana, o aumento foi de mais de 100% dos casos. No dia 17 de maio, segundo o boletim da secretaria de saúde do município, eram 58 infectados. No dia 19 passou para 76. No dia 20 o número subiu para 87 casos e no dia 21 ultrapassou os 100 casos confirmados. Nesta sexta-feira, os casos chegaram a impressionantes 114 moradores infectados. Os altos números de infectados em Itatira chamaram a atenção do governo do Estado, que incluiu Itatira na triste lista dos 15 municipios em que há mais número de infectados pelo número de habitantes, acima de média estadual. Itatira tem 21 mil habitantes.