Itatira IMPRESSIONANTE!

Veja imagens do cometa Neowise em Itatira

Um professor conseguiu fazer duas fotografias lindas do cometa.

22/07/2020 23h23 Atualizada há 1 mês
Por: Itatira NEWS

As primeiras imagens do cometa Neowise sobre o céu do municipio de Itatira já começaram a ser feitas por internautas. O professor Adson Nunes, do distrito de Lagoa do Mato, conseguiu fazer duas fotografias lindas do cometa. Uma fotografia foi feita na terça-feira (21), no distrito de Lagoa do Mato e a outra nesta quarta-feira (22) na sede do muncipio. "Eu utilizei minha câmera. É uma câmera semi-profissional. Você tem que usar uma técnica chamada de longa exposição. Tirei de cima do alto do açude do Chico Gomes e como ele estava para Noroeste, ficou por cima do conjunto. A olho nu, conseguimos ver apenas uma estrela oscilando bastante com uma névoa bem fraquinha em volta. Tem que esperar até o sol se pôr, por volta das 18hs. Vc precisa de um app para localizar. Eu uso o SkyView. Mas, a olho nu, vemos apenas uma estrela enevoada", disse o professor ao Itatira NEWS. Ele tem uma página no Instagram onde publicou as fotos do cometa. Lá o internauta pode encontrar outras belas imagens feitas pelo professor. "Fotografia é minha paixão", disse. Para acessar o instagram do professor, clique aqui

Os moradores do municipio de Itatira poderão ver nesta semana a passagem de um cometa. O astro vai cruzar o céu do municipio e poderá ser visto durante o pôr do sol por qualquer pessoa, sem necessidade de binóculos ou lunetas. O cometa, chamado de Neowise, já passou pela Europa, pelos Estados Unidos e por diversos outros países do Hemisfério Norte do planeta Terra e agora chega para ser visto pelos brasileiros. A próxima passagem do cometa pela Terra será daqui a seis mil anos. "É um acontecimento raro, que ninguém deve perder", dizem os astrônomos. O cometa Neowise deve ficar visível a partir desta segunda-feira (20) depois do pôr do sol, bem junto ao horizonte, no sentido noroeste. Será preciso olhar para o ponto em que o Sol está se pondo e direcionar os olhos um pouco para a direita. (veja simulação de onde deve passar o cometa no céu na imagem acima).

No Brasil, o cometa vai aparecer inicialmente apenas para os estados mais ao norte do país, como Roraima e Amapá. Após o dia 20, ele surgirá mais alto no horizonte e poderá ser visto em localidades mais ao sul. A partir do dia 24, por exemplo, poderá ser observado por moradores do estado de São Paulo, e, já no dia 26, estará visível para todo o Brasil. No países do Hemisfério Norte, o cometa provocou um raro espetáculo. Não há nenhum risco do cometa cair na Terra, segundo os astrônomos.

Fotos mostram um luminoso corpo redondo acompanhado por uma cauda igualmente brilhante atravessando os céus da Itália e da República Checa, por exemplo. Na quarta (15), o Neowise passou pelo deserto de Nevada, nos EUA. "No Hemisfério Norte foi um show, muito bonito", dizem os astrônomos. A próxima passagem cometa do Neowise pela Terra, depois da atual, é calculada pelos astrônomos para daqui a 6.800 anos. Como vai ser muito baixo no horizonte, as pessoas precisam procurar um horizonte limpo, sem prédios ou serras e um lugar escuro, em noite sem nuvens para poder ver melhor o cometa.