Itatira ELEIÇÕES 2020

Instituto faz pesquisa em Itatira com três pré-candidatos a prefeito

Afonso Magno, Zé Dival e Icassí Umbelino aparecem na pesquisa.

25/07/2020 10h51 Atualizada há 4 dias
Por: Itatira NEWS

O Instituto Opnus, de Fortaleza, realiza neste final de semana no municipio de Itatira uma pesquisa eleitoral sobre as eleições 2020. Na simulação feita pelo Instituto, somente três pré-candidatos aparecem na sondagem: Afonso Magno, Zé Dival e Icassí Umbelino. O nome de Airton Lobo não apareceu na pesquisa feita pelo instituto. A pesquisa faz ainda uma simulação apenas entre Zé Dival e Afonso Magno (sem Icassí na disputa).  E outra simulação entre Icassí e Zé Dival (sem Afonso Magno na disputa). 

A pesquisa pergunta se os eleitores de Itatira tem interesse em votar nas eleições desde ano. Depois ela pergunta em quem o eleitor tem interesse em votar pra prefeito, sem apresentar opções. Depois pergunta em quem o eleitor votaria para vereador, também sem apresentar opções. A pesquisa também pergunta em quem dos pré-candidatos o eleitor votaria com apoio de lideranças politicas importantes do cenário estadual e nacional, como o senador Eduardo Girão, Camilo Santana, João Jaime, etc. A pesquisa também pergunta qual a principal característica que o próximo prefeito de Itatira deve ter para governar o municipio. A pesquisa também pergunta sobre a popularidade de cada pré-candidato e sobre a possibilidade do eleitor vim a votar em cada um. A pesquisa também pergunta se o apoio de lideranças a algum dos pré-candidatos iria fazer aumentar ou diminuir o interesse do eleitor em algum dos pré-candidatos. Entre as lideranças estão o prefeito Almir, o ex-prefeito Afonso Machado, o governador Camilo Santana, o deputado Zezinho Albuquerque, Cid Gomes, João Jaime, Lula e Bolsonaro. 

Em seguida a pesquisa a passa avaliar a gestão do atual prefeito Antonio Almir. A pesquisa quer saber o itatirense acha da atuação do prefeito frente ao combate a pandemia do coronavírus. A pesquisa também pergunta sobre a aprovação do mandato do atual prefeito (ótima, bom, regular, ruim ou péssima). Em seguida a pesquisa pergunta sobre se o itatirense aprova ou desaprova secretárias, áreas, ações e critérios do governo Antonio Almir. O Itatira NEWS entrou em contato com o Instituto para saber quem encomendou a pesquisa e se os resultados da sondagem seriam divulgados, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O Itatira NEWS apurou que o resultado da pesquisa não deve ser divulgado, porque a sondagem não foi registrada na Justiça Eleitoral.