Itatira LUTO

Morre Veizé, um dos primeiros comerciantes de Itatira

Ele foi um dos primeiros comerciantes do distrito de Lagoa do Mato, em Itatira.

27/09/2020 02h02 Atualizada há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Morreu neste sábado (26), José Mariano Nunes, conhecido por todos os itatirenses como “Veizé”. Ele foi um dos primeiros comerciantes do distrito de Lagoa do Mato, em Itatira. Autoridades e políticos lamentaram a morte. José Mariano Nunes nasceu aos 29 de setembro de 1941, na localidade de Meirús, filho de Maria Celeste Mariano e Francisco Nunes. Ficou conhecido desde pequeno Veizé, por conta de seus cabelos claros. Ele perdeu seu pai muito novo e teve que trabalhar desde pequeno com seus irmãos mais velhos para sustentar a casa. Casou-se no dia 14 de Julho de 1969, aos 24 anos, com Antonia Viana Nunes e morou na localidade de Salgado, onde sustentava sua família com seus trabalhos de agricultor.

No início dos anos 70, devido a uma forte seca e escassez de alimento, ele mudou-se para Fortaleza onde lá se alistou no exército e trabalhou em uma firma de construção. Trabalhou duro para mandar dinheiro para sua mulher e alimentar seus dois filhos pequenos. Voltando para sua terra natal alguns anos depois, montou um pequeno comércio na localidade de Salgado e começou seu trabalho como comerciante. Iniciou seu comércio em um pequeno quartinho de taipa colado a sua humilde casa na zona rural. Em pouco tempo seu comércio começou a progredir e logo, Seu Zé Mariano mudou-se para a cidade de Lagoa do Mato onde construiu uma casa e um dos primeiros pontos comerciais da cidade.

Aproveitando a grande produção de algodão no final dos anos 70, Seu Zé Mariano começou a construir seu patrimônio. Foi um dos maiores comerciantes locais, dono de vários pontos comerciais, imóveis, caminhões e de uma quadra onde se realizou o primeiro campeonato municipal de futsal de Itatira, em seguida passando a ser um clube de forró no qual foram realizadas grandes festas de forró. Em meados dos anos 80, estabilizado e com patrimônio construído, Seu Zé Mariano não se interessava por política, pois já havia sido convidado várias vezes pelo então prefeito, o Sr. João Silva Guerra para concorrer a uma vaga na câmara municipal, mas sempre negou.

Porém, com a redemocratização do Brasil, e com aquele sentimento de mudança que crescia no coração de todos os brasileiros, ele passou a se interessar pelo assunto e trabalhou na eleição do primeiro prefeito eleito pela nova constituição, o Sr. José Paulo de Sousa, juntamente com seu irmão Garrote para vereador da Câmara Municipal de Itatira. Nas eleições seguintes, tentou se eleger como vereador, mas foram quatro tentativas sem sucesso. Seu Zé Mariano juntamente com sua esposa criaram cinco filhos, e sempre foi conhecido como um homem trabalhador e que nunca mediu esforços para ajudar a todos que o procuravam. “Meu pai tinha o coração muito bom, ele era capaz de tirar a própria roupa do corpo para dar a um necessitado”, disse um de seus filhos.