Itatira NAS REDES SOCIAIS

Moradores de Itatira criticam Camilo por assinar apoio a exploração de jazida de Itataia

Vários internautas foram as redes sociais lamentar o ocorrido com postagens sobre o assunto.

28/09/2020 18h18 Atualizada há 1 mês
Por: Itatira NEWS

O governador Camilo Santana foi criticado por itatirenses nas redes sociais por assinar um memorando de entendimento com um consorcio de empresários para explorar a reserva de urânio na localidade de Itataia, divisa dos municípios de Itatira e Santa Quitéria. O urânio é um material radioativo, e a exploração é duramente criticada por ambientalistas. Camilo, no entanto, prometeu ajudar na exploração da jazida com a construção de uma adutora, instalação de energia e estradas, além de capacitação e mão de obra para explorar a reserva.

Vários internautas foram as redes sociais lamentar o ocorrido com postagens sobre o assunto. “É, pelo visto, Caetité na Bahia não serviu de exemplo pra ninguém!”, disse um internauta. “E os nossos representantes assinando a nossa morte, cadê o cuidado com a vida?”, disse outro internauta. “Meu Deus. E como sempre a ganância pelo dinheiro fala mais alto”, disse uma internauta. “Na verdade, essa é uma luta entre a sociedade civil e o Estado Brasileiro, pois nenhum governo até o momento, desde o Federal aos municipais, se posicionaram contra. É preciso sair da indignação das redes sociais para uma resistência articulada na região, para dificultar e barrar o projeto”, disse. “O povo não pode se calar, temos voz sim o mesmo povo que o colocou no poder é o mesmo que pode tirar, é hora de se manifestar, defender nossa vida, nossa saúde, muito bom pra ele que não tá aqui e não vai passar por nada, temos que nos posicionar!”, disse outra internauta.

O governador recebeu criticas até de autoridades do governo municipal de Itatira. Lennon Lopes, coordenador do Departamento de Cultura do municipio de Itatira, fez um duro desabafo nas redes sociais ao comentar o assunto afrmando que Camilo tinha acabado de assinar uma “sentença de morte”. Ele ainda lamentou que o governador, “tão bem assessorado”, concorde com o empreendimento. “Camilo obrigado pela nossa sentença de morte! Ele acaba de assinar a validação do interesse Estadual em explorar a Jazida de Urânio da Mina de Itataia que faz divisa com Itatira e Santa Quitéria. Foram noves anos de luta popular contra um projeto ambicioso e criminoso, que colocará em risco nossas vidas. Mesmo diante do desastre da gestão do Ministério do Meio Ambiente desse governo, mesmo diante dos últimos acidentes do minério, da falta de fiscalização e de informações, mesmo diante de Brumadinho, agora é a vez do Sertão de Canindé entrar nesse pódio. Essa ineficiência da política ambiental e nuclear brasileira é reconhecida internacionalmente, mas o senhor Dinheiro continua a ditar a vida daqueles que mal sabem o que vem por isso. Minha indignação!!! Lamentável, Governador, o senhor, tão bem assessorado em outras questões, demostra falta de interesse em entender que não precisamos do Urânio para melhora nossa vida!”, disse Lennon.