Eleições 2020 ELEIÇÕES 2020

Conheça as promessas para área da saúde dos candidatos a prefeito de Itatira

Três candidatos prometeram construir um hospital de pequeno porte no município. Somente Airton Lobo não fez essa promessa.

04/10/2020 14h37 Atualizada há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Candidatos a prefeitos de Itatira fizeram uma série de promessas com relação a saúde do município. Dos quatro candidatos, três prometeram construir um hospital de pequeno porte no município. Somente Airton Lobo não fez essa promessa. Conheça abaixo as promessas para área da saúde dos candidatos:

 

AFONSO MAGNO: Implantação de um Hospital de Pequeno Porte HPP no distrito de Lagoa do Mato com a estrutura necessária para atendimento, raiosX, ultrassonografia, salas de parto, equipe de gesso, sala  de  emergência com parada e Unidade de Terapia de Urgência, central de oxigênio, UTI e centro cirúrgico. Implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento na Cachoeira para atendimento da região e ciclovizinhas. Promover melhorias da estrutura física dos equipamentos e dos serviços nos postos de saúde  de todos os distritos, garantindo atendimento preventivo de saúde a toda população. Informatizar e equipar com internet, todas as unidades de saúde com implantação de programa de controle e gestão de atendimento ambulatorial e marcação de consultas online; Dar suporte, com ajuda de agentes de saúde, para fazer a distribuição de medicamentos básicos nos postos e nas residências no controle de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e outros, garantir que não faltem medicamentos nas unidades. Dar suporte e capacitação para os agentes de endemias na prevenção das doenças  endêmicas promovendo através de visitas domiciliares a prevenção de possíveis focos transmissores, além da orientação no tratamento de doenças infecciosas. Manter e ampliar os convênios federais e estaduais de distribuição de  leite,  medicamentos, prevenção do câncer e demais programas. Manter equipes do Programa Saúde da Família  PSF ativas em todo município, equipandoas com veículos adequados para transporte de paciente, proporcionando e melhorando as condições dos profissionais da Saúde que atual na área, valorizando e ampliando as equipes existentes. Implantar  o  programa  de  capacitação  continua  para  profissionais  atuantes  na  saúde  visando  à prevenção  de  doenças  sexualmente  transmissíveis  e  cânceres  comuns.  Ofertar  formação  de  parteiras  para assistência constante de sala de parto. Implantar casa da  saúde em Fortaleza, em apoio aos enfermos e acompanhantes, com suporte de transporte e pessoal especializado em encaminhamento hospitalar de forma organizada evitando a demora no atendimento.

 

AIRTON LOBO: Implantação Maternidade para o município; Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços, garantindo atendimento preventivo de saúde a toda população que precisa; Programa de capacitação continua para profissionais atuantes na saúde visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cânceres comuns; Cursos intensivos para capacitação na atuação dos agentes de saúde e agentes de endemias; Distribuição gratuita de medicamentos para doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e outros; (Farmácia Popular); Recuperação das estruturas e dos equipamentos de saúde (postos) já existentes que atualmente encontram-se em mau estado de conservação e com serviços deficitários; Promoção de campanhas itinerantes, em todos os povoados, voltadas a exames oftalmológicos, diabéticos, ginecológicos e urológicos; Aprimoramento ao PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso); Criação do hospital como estrutura básica para realização de exames e de pequenas cirurgias; Manter os programas e projetos em funcionamento atualmente.

 

ICASSÍ: Construção do Hospital Municipal de Itatira; Ampliar as Unidades Básicas de Saúde e prover condições para que funcionem adequadamente; Abastecer a Farmácia do Município para não faltar medicamentos à população; Aquisição de Casa de apoio em Fortaleza para atender os Itatirenses.

 

ZÉ DIVAL: Promover melhorias da estrutura física, dos equipamentos e dos serviços de saúde municipal, garantindo atendimento preventivo de saúde a toda população que precisa; Programa de capacitação continua para profissionais atuantes na saúde, visando à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cânceres comuns; Cursos intensivos para capacitação na atuação dos agentes de saúde e agentes de endemias; Distribuição gratuita de medicamentos para doenças como pressão alta, diabetes, colesterol e outros; Recuperação da estrutura dos equipamentos de saúde (postos) já existentes que encontram-se em mau estado de conservação e com serviços deficitários; Promoção de campanhas itinerantes, em todos os povoados, voltadas a exames oftalmológicos, diabéticos, ginecológicos e urológicos; Criação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso); Construção do Hospital de Pequeno Porte de Itatira; Aquisição de ambulâncias. Implantação da Sala de Estabilização; Manutenção da mortalidade infantil abaixo de 25%; Intensificar a busca ativa de novos casos de Tuberculose e Hanseníase; Reduzir a taxa de gravidez na adolescência; Implantação de Saneamento Básico na sede de Itatira e Lagoa do Mato; Construção de escovódromos em todas as escolas que fazem parte do PSE; Construção do Matadouro Público Municipal e aquisição de equipamentos; Construção do Aterro Sanitário; Construção de uma Nova Unidade Básica de Saúde em Itatira Sede, haja visto a necessidade devido ao aumento do número de habitantes e assim seguindo os paramentos para a implantação de mais uma equipe da estratégia saúde da família; Criação do Plano de Cargos e Carreias para os profissionais da saúde.