Ceará CORONAVIRUS

Governador pede providências contra candidatos que causam aglomerações

O governador anunciou que o novo decreto estadual de combate ao coronavírus vai aumentar as restrições em municípios.

18/10/2020 15h12 Atualizada há 4 dias
Por: Itatira NEWS

O governador Camilo Santana afirmou que vai tomar medidas contra municípios que estão registrando aumento no número de casos de coronavirus. Itatira é um dos municípios que vêm registrando aumento dos casos. O governador disse que enviou oficio ao TRE solicitando providencias contra candidatos que estão infringindo as regras sanitárias. O governador anunciou que o novo decreto estadual de combate ao coronavírus vai aumentar as restrições em certos municípios cearenses, que registram subida de casos de contaminação da doença. O novo decreto terá validade a partir desta segunda-feira (19). Camilo não disse os nomes desses municípios. Segundo o governador, o aumento de casos estaria acontecendo devido ao desrespeito a normas sanitárias durante a campanha eleitoral. Camilo avisou que pediu providências ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Também enviei ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral solicitando providências, no âmbito de sua competência institucional, para prevenir e fazer cessar ações praticadas no contexto da campanha eleitoral de 2020 que estejam em desacordo com as regras sanitárias estabelecidas para segurança da população contra a Covid, previstas nos decretos estaduais. Tenho visto imagens absurdas de desrespeito às normas sanitárias em alguns atos de campanha, o que estaria provocando aumento de casos em alguns municípios”, disse o governador no Instagram.

“Na reunião, após análises dos dados e informações apresentados pela nossa equipe de saúde, ficou estabelecido que o próximo Decreto Estadual, que entra em vigor a partir de segunda-feira (19), terá recomendações de restrição maior nesses municípios onde está havendo aumento de casos. E não haverá qualquer avanço no Plano de Reabertura pela segunda semana. Isso faz-se necessário justamente por conta dos indicadores que apontam aumento de casos em algumas áreas, embora havendo queda nos números gerais do Estado. Os órgãos estaduais de fiscalização deverão reforçar as ações, o que seria muito importante ser feito também pelos órgãos municipais em todo o Ceará. Continuaremos agindo sempre com toda prudência e responsabilidade para que não haja retrocesso no Plano de Reabertura. Superar esse desafio depende das ações e esforços de todos nós. E vamos vencer. Juntos!”, escreveu Camilo Santana.