Regional SAUDADE DE ITATIRA

Moradores de Itatira afirmam passar necessidades em São Paulo

Eles afirmam passar necessidades com despesas como alimentação, aluguel e transporte.

22/12/2020 15h38 Atualizada há 7 dias
Por: Itatira NEWS

Moradores de Itatira afirmam passar necessidades em São Paulo. Muitos moradores de Itatira que vão morar em São Paulo afirmam passar necessidades com despesas como alimentação, aluguel e transporte. “A situação fica mais complicada porque estamos longe de nossa cidade, sendo que a vida aqui é diferente. As coisas, as pessoas são diferente, e a saudade de nossa Itatira, da vida que a gente tinha, só aumenta”, disse um jovem que está morando em São Paulo há alguns meses. “O que ganho aqui trabalhando no restaurante só para dar eu me manter, que é comprar comida e pagar aluguel. Não sobra muita coisa tipo para comprar casa, carro ou viajar e se divertir”, diz o jovem. “Sinto muita saudade de Itatira. Não sabia que a vida em São Paulo era tão difícil”, disse o jovem.

Destino de sonho de grande parte dos moradores de Itatira, o Estado de São Paulo virou um pesadelo para alguns itatirenses. Eles formam um grupo de desiludidos por terem ido morar em São Paulo em busca de emprego e crescimento na vida, mas mesmo depois de conseguir o trabalho não possuem renda suficiente para pagar as despesas ou melhorar de vida. Atraídos pelas perspectivas de estabilidade financeira e novas oportunidades, muitos itatirenses adotaram São Paulo como casa. Mas as coisas não saíram como eles imaginavam. “Não era como eu imaginava. A vida aqui e muito diferente da Itatira”, diz uma itatirense que foi morar em São Paulo recentemente e que deve que voltar.

Por não terem conseguido emprego fixo e estabilidade em São Paulo muitos itatirenses buscam ajuda para voltar ao município de Itatira. Muitos itatirenses não possuem sequer o dinheiro para a passagem de volta ao município de Itatira e recorreram a políticos ou lideranças do município para trazê-los de volta. "Achei que quando chegasse aqui pudesse comprar minha casa, meu carro e ganhar muito dinheiro. Mas nem sequer consigo pagar o aluguel", diz um itatirense que está em São Paulo. Após perder o emprego em São Paulo, uma itatirense decidiu fazer o mesmo caminho de vários itatirenses: voltar para o município de Itatira. "Você ver muita coisa por aí e vê tanta gente indo para São Paulo, que acredita que vai ser fácil. Mas não é”, diz uma itatirense.

Ela diz que alguns moradores de Itatira perguntaram como foi em São Paulo, mas ela evita contar os problemas de adaptação, dificuldade de conseguir emprego e alto custo de vida. "Ninguém quer falar do sonho que não deu certo", diz. "Faltava até para comer, que dirá o aluguel. Por isso resolvi voltar para Itatira”, diz. Histórias como essas são comuns. Outros itatirenses, mesmo tendo conseguido um emprego reclamam de dificuldade de se adaptar a São Paulo e relatam problemas de adaptação e saudade de casa. "Chorava todo dia para voltar para casa", diz um jovem.

O custo de vida, dificuldades de se adaptar ou dificuldade de conseguir um emprego está entre os principais motivos de arrependimento dos itatirenses que vão tentar a vida em São Paulo. “As pessoas chegam iludidas com São Paulo, não conseguem trabalho e quando conseguem o salário não dar para crescer profissionalmente ou melhorar de vida”, diz outra itatirense que voltou de São Paulo recentemente. “Não encontram o que buscavam. Encontram obstáculos financeiros para seu sustento”, diz.