Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
OPERADORA OI

Moradores de Itatira reclamam que diversos orelhões estão sem funcionar

Aparelhos que antes faziam parte do cotidiano de milhares de pessoas, os orelhões caíram no esquecimento e são alvos de vândalos em Itatira.

27/05/2019 09h42Atualizado há 7 dias
Por: Itatira NEWS

Moradores de Itatira estão impedidos de usufruir de muitos dos orelhões que existem no municipio devido às péssimas condições dos poucos telefones públicos que ainda existem no municipio. Aparelhos que antes faziam parte do cotidiano de milhares de pessoas, os orelhões caíram no esquecimento e são alvos de vândalos em Itatira. Os poucos que ainda funcionam no distrito de Lagoa do Mato, por exemplo, têm pouco uso.

A reportagem do Itatira NEWS percorreu diversos bairros do distrito de Lagoa do Mato e constatou que muitos orelhões sequer funcionavam. A moradora Francisco Soares lembra vagamente da última vez que usou um orelhão no distrito. “Há uns anos atrás eu comprei um cartão de orelhão para ligar para os parentes distantes, mas isso é muito remoto”, lembra. A mulher revela que não usa nem tem interesse nos aparelhos.

Se no passado os telefones públicos eram o meio mais rápido de se comunicar em Itatira, atualmente nem para peça de museu eles servem. Os equipamentos sofrem diariamente danos por conta do vandalismo. São defeitos na leitora de cartões, monofones e teclados quebrados, pichações e colagem indevida de propagandas nas coberturas sobre os aparelhos.

A senhora Maria das Graças, do distrito de Lagoa do Mato, lembra que uns anos atrás o telefone ainda era artigo de luxo no distrito de Lagoa do Mato. Por isso, o orelhão se tornou uma atração à parte na frente de sua residência. E sua casa se transformou em ponto de ligação dos moradores. Naquele tempo, o serviço era tão importante que muitos corriam para atender uma chamada. “As pessoas ficavam esperando, mas às vezes tinham que ir embora. Eu anotava os recados e repassava”, diz a senhora.
Além da falta de carinho com os telefones, a modernidade é cruel com o aparelho analógico. A migração para o serviço de voz e dados móveis tirou toda a importância do orelhão no município de Itatira.

O tempo foi passando e os telefones, se multiplicando. Vieram também os celulares e o que só estava disponível no poste passou a caber no bolso. Os orelhões se tornaram menos importantes no município de Itatira. “Pararam até de trazer os cartões de recarga para vender”, diz um comerciante do distrito de Lagoa do Mato.

Foram justamente as péssimas condições e a falta de orelhões que levaram a Anatel a punir a Oi com o fornecimento gratuito das ligações. A vale também para outros 11 estados. Esta não é a primeira vez que a Oi é punida pela Anatel. A operadora já chegou a ser punida em 2015 por não ter alcançados os patamares mínimos de operações exigidos pela agência reguladora.

Por meio de nota, a Oi informou ao Itatira NEWS que trabalha para atender as exigências da Anatel e se adequar aos parâmetros até a próxima vistoria. 

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS