Finanças EMPREENDEDORAS

Conheça a história de mulheres que são exemplos de sucesso em Itatira

São mulheres que venceram os obstáculos da vida e tornaram-se exemplos de empresárias que desempenham um forte papel na economia local.

14/02/2021 10h04 Atualizada há 13 horas
Por: Itatira NEWS

Nas últimas décadas, aumenta a participação da mulher no mercado de trabalho no município de Itatira, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais. Ocorreram a transformação da estrutura produtiva em cidades cearenses, o contínuo processo de urbanização em municípios e a redução das taxas de fecundidade nas famílias, proporciona a inclusão das mulheres ramo empresarial. São mulheres que venceram os obstáculos da vida e tornaram-se exemplos de empresárias que desempenham um forte papel na economia local. Francisca Martins Lobo é uma das empresárias de maior ascensão no município. Conhecida na cidade como Branca Lobo, quando criança morava no distrito de Lagoa do Mato e sonhava em ser professora e empresária. “Eu mesmo fazia minhas bonecas e adorava brincar de escolinha com elas”, lembra.

Como os pais eram empresários, ela acredita que a inspiração de ingressar no ramo empresarial surgiu na própria família. Como a maioria das mulheres empreendedoras, ela teve dificuldades em abrir o primeiro negócio e realizar seus objetivos de vida. Para realizar o sonho de tornar-se empresária, começou vendendo bolo. Depois montou, com ajuda da família, uma loja de mensagens de otimismo. Branca explica que viajava regularmente para Fortaleza onde comprava os cartões e trazia para revender em Itatira. “Eram mensagens de amor, amizade, superação e textos natalinos que agradavam os moradores e faziam sucesso”, lembra. Depois decidiu fechar a lojinha para entrar no ramo de construção e montou um depósito no Centro da cidade.

Já no ramo de estética, a jovem Yan Guerra tornou-se proprietária de uma das principais clinicas de beleza deste município do interior do Estado. Estudou em Quixadá, onde curso Fisioterapia. “Estudar é muito importante na realização de nossas metas de vida”. Ao retornar para Itatira, a jovem conseguiu uma proposta para trabalhar no núcleo de reabilitação de uma unidade básica de saúde. Depois, com a ajuda de empréstimos em bancos, construiu uma clínica de beleza numa das principais avenidas do distrito de Lagoa do Mato. No prédio são disponibilizados serviços como fisioterapia geral, especialidades médicas e consultas com dermatologistas. Yan Guerra acorda 5 horas da manhã para realizar os exames laboratoriais e de lá segue para atender os pacientes no posto de saúde. “Essa vida agitada me faz bem. Sinto-me contente em ver os pacientes reabilitados e desempenhando suas funções normalmente”, diz Yan.

Maria Sandra Araújo tem loja de moda e sapataria que já se tornou uma das mais conhecidas no distrito de Lagoa do Mato. Ela relata história de persistência na vida empresarial. Se Yan Guerra optou pela fisioterapia, Maria escolheu a moda para trabalhar. Ela afirma que, desde os 7 anos, brincava de ser dona de uma rede loja de roupas no município e ainda se admira em ver o empreendimento que montou. A rede de loja, que tem o seu nome, é uma das mais populares vitrines da moda em Itatira. Mas para erguer o projeto de vida, ela começou vendendo sacolinhas com peças de roupas para as amigas. Até que abriu uma loja na sede do município. Formou-se em Administração de Empresas “A faculdade me deu mais segurança no ramo em que estou atuando e aprendi muita coisa na universidade”, diz Sandra. Pouco tempo depois, comprou um terreno no distrito de Lagoa do Mato onde abriu mais uma loja. Atualmente ela emprega cinco funcionárias. “É preciso ter força de vontade. Tenho três filhos e o lucro da rede de roupas me ajuda a sustentar minha família”, conta.