POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
UNOPAR CANINDÉ
Baratão das Frutas
VIDA LONGE DE CASA

Itatirenses reclamam do alto custo de vida em cidades grandes

Quem deixou Itatira para morar em grandes cidades reclama dos custos de vida. "Aqui a gente trabalha pra sobreviver. Aluguel caro demais", diz uma itatirense.

27/05/2019 10h18
Por: Itatira NEWS

 

Itatirenses que decidiram ir viver nas grandes cidades reclamam dos altos custos de vida nas metrópoles. Entre as cidades principais para o onde o itatirense decide ir morar, muitas vezes em busca de emprego ou cursar uma faculdade, estão Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasilia.

Em alguns desses bairros, porém, os mercados possuem preços mais elevados. “Nestes bairros chiques como Aldeota, Beira Mar, Meireles, as coisas são muito cara e o aluguel lá é muito caro. Por isso a maioria dos itatirenses preferem morar em bairros como Bom Jardim, Messejana, Conjunto Ceará, etc”, diz uma itatirense que mora em Fortaleza.

Quem deixou Itatira para morar em São Paulo ou Rio de Janeiro também reclama dos custos de vida. “Aqui a gente so trabalha pra sobreviver. Não tem como a gente comprar um carro, uma casa, subir de vida. O meu salário no final do mês so dar para pagar o aluguel, comprar comida e pagar as contas. Sobra pouco dinheiro para aproveitar a vida ou investir em algo”, diz um itatirense que mora no Rio de Janeiro. “So tou aqui mesmo porque falta em emprego em Itatira, mas a vida aqui é muito sofrida. Se tivesse emprego em Itatira eu estaria la e sem duvida já teria um carro, uma casa, uma moto”, disse o itatirense.

A escalada dos preços para viver nas grandes cidades não agrada o itatirense. “Aqui para onde você vai primeiro tem que pegar ônibus, ai só isso já é um custo. Quem pega ônibus todo dia ai fica mais difícil”, diz. Além de ter que pagar para poder ir trabalhar ou chegar até a faculdade, ou mesmo sair para curtir uma praia ou ter um momento de diversão os itatirenses também reclamam dos preços dos alugueis e dos alimentos vendidos nos supermercados.

Dependendo do produto ou do serviço, o municipio de Itatira pode ter ofertas melhores do que nas grandes cidades brasileiras. “Em Itatira a gente aluga uma casa por 200 reais, uma casa grande. Aqui, o alguel de um kit net é mais de 500 reais, sendo que possui apenas um quarto, a sala e o banheiro”, diz uma jovem de Itatira que mora na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. “Alugar uma casa aqui sai muito mais caro e apartamento também”, diz a itatirense.

A dica é sempre buscar estabelecimentos no Centro para comprar. Além disso, como costumam ser lugares de passagem para toda a população, regiões centrais oferecem a maior variação de preços, o que é bom para os consumidores. “Geralmente quando quero comprar alguma coisa vou no Centro. As coisas no shopping são muito caras”, diz uma jovem de Itatira que mora bairro do Bom Jardim, em Fortaleza. “Além do dinheiro que vou gastar comprando algo para mim também tenho que arcar com o dinheiro da passagem no ônibus”, diz a itatirense.

De modo geral, porém, é comum encontrar consumidores reclamando do custo de vida em todos os bairros de Fortaleza, principalmente referente ao preço do aluguel. “Aqui você paga 800 reais de aluguel pra morar numa periferia e conviver com trafico de drogas, tiroteio e violência. Não vale a pena”, diz uma itatirense que mora no bairro da Messejana, em Fortaleza. “Criar um filho aqui em Fortaleza é muito dificil, além do custo de vida que é alto também tem a violência, a criminalidade que é um risco para os jovens”, diz.

Quem sai de Itatira morar em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo compara os gastos com os de sua cidade de origem, principalmente em relação a moradia e serviços, geralmente mais baratos. “Nos supermercados, também há diferenças de preços, mas não é tão expressiva. No combustível, também não. Mas em moradia, alimentação e transporte público, as diferenças são grandes. A passagem de ônibus é muito cara”, diz uma itatirense que mora em São Paulo.

"Todo mundo reclama do preço da gasolina, do transporte público, dos produtos do supermercado e do aluguel da casa, principalmente quem vive nas grandes metrópoles e capitais. Antes de pensar em mudar de cidade avalie bem: a grama do vizinho nem sempre é mais verde", diz uma jovem de Itatira que mora em Brasilia.

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS