Regional ItatiraNEWS.com

Em Itatira tem gente vivendo com a Bíblia debaixo do braço, mas não ama o próximo

Quais obras de caridade você pratica? Quais obras de amor ao próximo já praticou?

25/05/2020 05h24 Atualizada há 1 mês
Por: Itatira NEWS

Em Itatira algumas pessoas que estão andando com a Biblia debaixo do braço e se esquecem do principal ensinando de Jesus: amar ao próximo como a ti mesmo. Tem gente que estuda a Biblia, mas que têm vizinhos que passam necessidades e não ajudam. “Tem gente na Itatira que sabe a Biblia toda, passa o dia lendo a escrituras e ainda não aprendeu nada pelo visto. Gosta de aparecer, se amostrar dizendo que sabe as escrituras, discute com amigos sobre o que está escrito nas palavras de Deus e vive orando em público para as pessoas verem. Porém, no lado da casa têm pessoas passando necessidades, inclusive fome, e não ajudam”, diz uma moça de Lagoa do Mato. “Eu fico pensando quantas pessoas não estão por ai pela Itatira passando necessidade e estas pessoas que dizem ‘servas de Deus’ viram às costas para os necessitados. Não ajudam seu vizinho, seu irmão, não procuram saber o que precisam e não fazem um ato de caridade sequer na vida”, diz. "Tem muita gente que faz caridade, mas tem muitos que leem a Biblia e não aprenderam a principal lição ainda", diz.

Para ela, estas pessoas que fazem isso são àquelas que Jesus disse que nos últimos dias irão dizer: “Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!” (Mateus 7:22-23). “Jesus disse isso porque estas pessoas cantam a Deus, louvam a Deus, oram e tudo, mas se esquecem do principal ensinamento de Jesus que é amar ao próximo como ti a mesmo”, diz. De que adianta louvar a Deus com a boca, dançar e cantar em público hinos de louvor a Deus, se a mesma boca e a mesma mãos não pratica a caridade? Jesus alertou para esse perigo na Biblia, mas muitos esqueceram ou não gostam de ler essa parte das escrituras.

Jesus narrou a história de um rico que foi para inferno e um mendigo que viva na porta do rico que foi para céu. "Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas. "Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, o rico estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo'. "Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem'. "Ele respondeu: 'Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento'. "Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam'. " 'Não, pai Abraão', disse ele, 'mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.' "Abraão respondeu: 'Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos' ". (Lucas 16-19).

Jesus mostra que existe a injustiça, existe a humilhação e a indiferença para com os menos favorecidos; existe o esbanjamento de uns frente à miséria de outros. Enquanto muitos passam fome no município de Itatira e diversas necessidades cotidianas, muita gente não pratica caridade com seu irmão, mas não perde tempo em aparecer orando a Deus em público. Jesus critica a indiferença do rico diante do sofrimento do pobre que está próximo, à porta. Jesus nos previne contra essa tendência de não ajudar o próximo. As vezes é um vizinho ou uma pessoa bem próxima a nossa casa. Jesus nos alerta dos riscos de irmos para o inferno devido nossa indiferença. O pobre necessitado não é alguém que possamos escolher; ele aparece junto à porta de nossas vidas. Mas para muitas pessoas em Itatira, basta ajudar somente a família e as necessidades do outro é preciso virar as costas. Jesus disse: “Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas”. (Lucas 16-9). Mas muita gente na Itatira não faz isso. Faça agora você uma reflexão: quais obras de caridade você pratica? Quais obras de amor ao próximo já praticou? Existe algum vizinho ou conhecido seu passando necessidade? Se você podia ajudar, porque não ajudou? Você está cumprindo a principal missão de Jesus que é: amar ao próximo como a ti mesmo?