Regional ItatiraNEWS.com

Professor que previu que Itatira teria 40 mortos pelo coronavírus acerta previsão

O professor chegou a receber criticas de internautas que duvidavam dos cálculos matemáticos.

30/05/2021 08h16 Atualizada há 4 semanas
Por: Itatira NEWS

O professor de Itatira que há um ano previu que o município iria atingir cerca de 40 mortos pelo coronavírus acertou a previsão. Neste sábado (29), o município chegou aos 40 óbitos provocados pelo Covid-19. Apesar do cálculo matemático, o mesmo usado por governos para lidar a crise do coronavírus, o professor chegou a receber criticas de alguns internautas que diziam, dentre outras coisas, que o professor “não era Deus para prevê o futuro”. Um ano depois, os cálculos do professor estavam corretos e os críticos errados. Na época, o professor Leandro Sales fez um cálculo matemático com uma estimativa da quantidade de pessoas que iriam morrer no município baseado na taxa de letalidade, número da população e outros dados.

Para acertar a previsão, o cálculo do professor foi baseado numa projeção hipotética de que somente 10% da população do município saia infectada pelo vírus. Leandro Sales fez a postagem no Facebook e as informações rapidamente se tornaram viral pelas redes sociais sendo bastante comentada entre os habitantes. O professor fez o cálculo baseado na população estimada do município de Itatira pelo IBGE que é de 21.647 mil pessoas. “Suponhamos que 10% da população seja infectada. Assim seriam mais ou menos 2.160 pessoas em Itatira doentes”, disse o professor. O professor também calculou que desse total algo em torno de 108 pessoas ficariam em situação critica e 43 iriam morrer.

“Vamos pensar de forma prática: 1- Itatira tem população estimada de 21.647 habitantes, de acordo com o IBGE; 2- Suponhamos que 10% da população seja infectada. Assim seriam mais ou menos 2.160 pessoas em Itatira doentes ou não, mas com o vírus; 3- Na China, 4,7% dos infectados ficaram em situação crítica, enquanto que na Itália, o percentual crítico foi de 5%. Considerando essa média, em nossa cidade esse número representaria algo em torno de 108 pessoas; 4- A taxa de letalidade na Itália está em 7,7%, mas vamos usar a da China mesmo que é de 2%. Nesse caso, nós teríamos 43 pessoas mortas que não teriam nem mesmo um funeral, pois seriam imediatamente enterradas. No entanto, o que parece ser o mais grave de tudo é a falta de empatia, é o não entendimento de que as ações individuais repercutem no coletivo”, disse o professor na rede social.

A postagem recebeu diversos comentários. Internautas elogiaram o professor. “Muito importante essa previsão em números, assim fica mais claro o entendimento. Vamos nos cuidar e cuidar dos outros ficando em casa”, disse uma internauta. Houve quem, entretanto, criticasse o professor pela estimativa. O professor, entretanto, respondeu as ofensas com bom humor. “Já esgotei todos os filmes de comédia da Netflix, preciso rir um pouco mais”, disse o professor. O resultado do professor era apenas uma projeção que acabou se tornando uma triste realidade. Relembre abaixo a postagem do professor.