MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
UNOPAR CANINDÉ
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
TURISMO

Casa de Pedras, na divisa de Itatira, é portal para outras dimensões, diz lenda

Segundo lenda, muitos que entraram la desapareceram e não voltaram mais.

29/05/2019 00h28Atualizado há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Moradores próximos da Casa de Pedras, um conjunto de cavernas situado a 17 quilômetros do distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, afirmam que o local é um portal para outras dimensões. Muitos que entraram la desapareceram e não voltaram mais.

A Casa de Pedras fica situada no Assentamento Umarizeiras, uma comunidade situada na localidade de São João dos Guerra, a apenas 17 quilômetros do distrito de Lagoa do Mato, no município de Itatira. Trata-se de um conglomerado de cavernas naturais existente naquela área rural, concedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a famílias de lavradores ali residentes.

Os moradores da região contam que certa vez um bando de assaltantes utilizou as cavernas da Casa de Pedras como esconderijo. A polícia cercou o local, mas quando entraram nas cavernas não encontraram nada. Os criminosos haviam desaparecido, sem deixar rastros.

Mas é sentar um pouco no batente do alpendre da morada de João Bernardo Barbosa, 72 anos, outro vizinho da Casa de Pedra, para voltar a se assustar novamente ou no mínimo se impressionar com os causos de assombração e passagens para outras dimensões por meio da Casa de Pedras. O morador conta que estava fazendo caçada quando seu cachorro adentrou nas locas atrás de um tatu.

Era meia-noite, mas mesmo assim tomou coragem e entrou também. Quando entrou no interior da caverna, o cachorro havia desaparecido. Não encontrou mais nada. “Nessas horas todo mundo se assusta”, diz João Bernardo. Mesmo assim ele não recomenda adentrar nos locais, principalmente em noite sem lua. “No escuro o susto é maior”, diz João Bernardo.

Quem nasceu e vive no lugar estima uma área superior a 7 Km de extensão de labirintos rochosos formados ao longo de milhares de anos. Mas ninguém sabe ao certo quantas cavernas existem naquele espaço geográfico. A flora e a fauna são atrações à parte. Morcegos, cobras e até onças aparecem de vez em quando. Quem mora próximo à Casa de Pedra já ouviu gritos e gemidos saindo de lá.

Alguns acreditam serem de almas penadas, outros, coisa sem explicação mesmo. De certo poucos se aventuram em adentrar ali ao escurecer. Todos falam de passagens para outros mundos em outras dimensões. Existe ainda a lenda da princesa do sorriso prateado. Ouvir falar mal dela ninguém ouviu, até porque quem teve a oportunidade de se deparar com o misterioso vulto não esperou para ver direito.

Mas para os mais céticos trata-se apenas de um efeito visual, provocado pelas frestas de luz a determinada hora do dia nos rochedos do salão onde ela teria sido vista. Dependendo do ângulo, quando alguém caminha sobre as rochas, ao ser atingido pelos raios solares, o corpo parece reluzir. Por esse motivo o lugar ficou conhecido como "salão da princesa prateada".

Nessas histórias Antônio Celmino Oliveira não acredita. Ele também não acreditava na lenda da botija. Ainda criança ouvia os pais falarem num andarilho misterioso. Teria escondido um vaso de metal, contendo moedas de ouro, num dos salões da Casa de Pedra.



Alguns até falavam em uma extensa corrente do metal nobre, de ouro, até atravessava a estradinha ao lado. Não conseguiu pegar um pedaço dela não, mas guarda com carinho uma das moedas encontradas por ali, de 400 Réis, segundo ele, de prata. "Moro aqui há 20 anos. Ao longo dos anos as pessoas podem ter exagerado, mas com certeza esses contos devem ter um fundo de verdade".

A Casa de Pedra pode ser considerada uma das maiores cavidades naturais subterrâneas de formação litológica em mármore do Estado do Ceará. Diante das dimensões significativas encontradas, só foi possível realizar o início do mapeamento da caverna. As cavernas são recursos naturais não renováveis, elas se formaram com o passar de muito tempo, de muita água.

O conjunto de galerias formadas pela natureza deslumbra os visitantes da Casa de Pedra. Ao mesmo tempo é possível contemplar a geografia, a flora e a fauna. Um dia de caminhada não é suficiente para conhecer a Casa de Pedra, como o recanto ficou conhecido por possuir vários salões, alguns deles semelhantes a ambientes bem familiares, com mesa e cadeiras, de pedras. A arquitetura natural deslumbra qualquer aventureiro. Mas é preciso ter disposição e usar calçados, roupas e equipamentos adequados para montanhismo. Além dos caminhos, os mais dispostos poderão escalar os rochedos.



As pessoas comuns pouco sabiam dessa localidade. Mas os que a visitaram contavam sobre fenômenos enigmáticos que ocorriam lá dentro. Será verdade que ali se perdem pessoas? Visitantes afirmam que sentem uma energia, quando a pessoa fecha os olhos, consegue visualizar um portal todo iluminado, alguns ainda afirmam que consegue ouvir sons e as vezes até música, por esse motivo que muitos acreditam que dentro da gruta haja um portal para outras dimensões.

São os labirintos subterrâneos com galerias e lagos impressionantes que se estendem por varios quilômetros. Em meados do século passado, as cavernas serviam de refúgio para reclusos fugitivos. Mas tudo em vão por ser praticamente impossível capturar alguém nessas cavernas. Outros habitantes afirmam que animais que entram nas cavernas da Casa de Pedras não retornam mais.



Atualmente nem se pode afirmar que a causa real do desaparecimento de pessoas e animais na Casa de Pedra foram resultado de uma passagem deste mundo para outras dimensões. Os desaparecidos devem ter sido vitimas da grande quantidade de labirintos que existem dentro das cavernas e não conseguiram mais encontrar o caminho para retornar, morrendo de fome ou sede dentro das cavernas.

Existem outras hipóteses. Nas palavras de moradores da região, os desaparecidos podem ter se deparados com alguma civilização que exista nas profundezas da Terra e que ainda estejam vivos até hoje vivendo com esses habitantes. Os místicos dizem que a gruta pode ser um portal para outras dimensões, sendo este local um ponto de fortes energias teluricas. A Casa de Pedras realmente é um lugar cheio de mistérios. O fato é que ainda ninguém chegou ao fundo das cavernas da Casa de Pedras para responder essa pergunta. 

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS