Baratão das Frutas
UNOPAR CANINDÉ
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
20 ANOS NO PODER

Almir é único prefeito da história de Itatira a governar municipio por 4 mandatos

Ninguém poderia imaginar aquele jovem da pequena comunidade de São José dos Guerras iria se tornar um dos maiores prefeitos da história do municipio

29/05/2019 08h53
Por: Itatira NEWS

Na parede da sala da casa de dona Maria Silva existe uma foto do atual prefeito do município de Itatira, Antonio Almir Bié da Silva. “Sempre que preciso eu recorro a ele, e ele sempre me ajuda. Nunca me disse não. Sou grata por tudo”, diz dona Maria segurando a foto do prefeito com as mãos simples de uma moradora da zona rural de Itatira.

O atual prefeito do município construiu uma carreira política de sucesso, tornou-se um lider carismatico com grande influência e experiência politica. Mas como explicar um homem que foi um simples comerciante tornar-se prefeito quatro vezes do município de Itatira?
 

Antonio Almir nasceu na comunidade de Lages, no município de Boa Viagem. Filho de Antonio Gomes Mesquita e Lucimar Alexandre Bié da Silva, ele foi estudar o ensino médio em Fortaleza e de lá voltou para morar em São José dos Guerras, uma pequena comunidade da zona rural próxima de Lagoa do Mato. Ele nunca negou suas origens e sua vida simples, e diz que isso foi fundamental para ele conhecer a realidade de seu povo. "Eu vim de família simples. Conhecia e ainda conheço os problemas de meu povo", diz Antonio Almir.

Naquela época, ninguem poderia imaginar aquele jovem do São José dos Guerras iria se tornar um dos maiores prefeitos da história do municipio e um dos politicos mais reconhecidos e admirados no Ceará. Quando era comerciante ele conta que ficou sensibilizado com a situação dos habitantes e por isso decidiu ingressar na vida politica. “Eu morava no interior e vi o sofrimento do povo para conseguir remédios, um atendimento em um posto de saúde, etc. Isso me motivou a me candidatar a ser vereador”, diz Almir.

O começo da vida política de Bié, como é chamado por alguns, seria de forma modesta como vereador. O prefeito tinha o sonho de ocupar um lugar na Câmara dos Vereadores só que o povo na época queria realmente era que aquele comerciante fosse o prefeito do município. Almir lembra que numa pesquisa feita em 2000, o nome dele apareceu como o mais indicado para assumir a prefeitura. Estava selado o destino do jovem de São José dos Guerras e também o destino dos itatirenses.

Em poucos anos, conseguiu equilibrar as finanças do municipio, houve avanços no social, como na redução da mortalidade infantil, investiu em melhoria na educação, e na saúde. Ele também tornou-se reconhecido pelos habitantes como um prefeito humilde que abre as portas de sua casa para todos. Da mesma forma descontraída e sorridente com que recebe um vereador em seu escritório na sua residência em Lagoa do Mato, Almir também recebe o homem do campo, o simples trabalhador ou o itatirense de todas as idades e classes sociais.

São pessoas vindas dos mais variados cantos do municipio em busca de ajuda. “Eu sou prefeito para servir e não para ser servido”, diz Almir ao comentar a grande quantidade de pessoas que fazem fila em sua casa para conseguir uma audiência com o prefeito. Na prefeitura, também é comum encontrar filas de moradores para conversar com o prefeito em seu gabinete.

"As pessoas podem dizer que Almir tem defeitos, que o municipio não estar 100%, que ainda precisa ser feito muita coisa. Mas as pessoas não podem dizer ele não é um prefeito esforçado, que corre atrás de beneficios para o povo. Temos que ter humildade também em reconhecer que houve sim grandes mudanças e melhorias em sua gestão. As pessoas podem achar que não estar tudo perfeito, mas não podem dizer que nada não foi feito", diz uma moradora.

Almir costuma dizer que o pagamento em dia tornou-se desde sua primeira gestão uma marca registrada dele como político. “Acredito que pagar os funcionários em dia melhora a circulação de bens e serviços no município, pois garante ao trabalhador a certeza que terá seu salário”, diz Almir. Embora muita gente no municipio ainda esteja desempregada e muitos jovens precisam deixar Itatira para encontrar oportunidades de emprego em outras cidades, Almir afirma que tem trabalhado para mudar essa realidade.

Ele cita a escola profissionalizante, que era um sonho da juventude que ele diz que conseguiu concretizar por meio de parcerias com o Governo do Estado. O distrito de Lagoa do Mato irá inaugurar uma escola de grande porte, moderna e bem estrutura para profissionalizar os moradores em diversos cursos técnicos. “Os jovens terão a oportunidade de se formarem em casa, perto dos familiares. Além disso, estudarão de graça com bons equipamentos e ainda ganharão uma bolsa para ajuda de custos”, diz Almir.

A prefeitura também é parceira do Estado na construção de escola de ensino médio também no distrito de Lagoa do Mato. A escola já está em fase final de conclusão. Obra foi avaliada em 3 milhões de reais. A escola tem biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, refeitório e quadra poliesportiva. Apesar da obra ser realizada pelo Governo do Estado, a prefeitura fez a doação do terreno para ser construída a escola.

A escola foi construída de acordo com a quantidade de habitantes de Lagoa do Mato, porém, a escola tem a mesma qualidade daquelas de ensino médio de grandes centros urbanos como Fortaleza. As unidades receberão aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual. O objetivo da nova escola é melhorar a estrutura física da rede ensino em Lagoa do Mato para atender aos estudantes no mesmo local onde vivem com seus familiares.

"Tenho uma atenção especial a educação", diz Almir. Foi na gestão dele que o número de professores com nível superior aumentou consideravelmente, sobretudo, devido a parcerias da prefeitura para disponibilizar campus de instituições de ensino superior no município. Através da oferta de vagas, diversos professores tiveram a oportunidade de se capacitarem para o mercado de trabalho e oferecerem aos estudantes uma educação com maior qualidade. Uma grande quantidade de itatirenses tornaram-se professores e funcionários da prefeitura. Outros tornaram-se concursados.

O prefeito de Itatira também se destacou na aquisição de diversos ônibus escolares para o município. Os veículos, modernos e confortáveis, melhoraram a frota de transporte dos estudantes da rede pública de ensino de ensino. "Desde pequeno meu pai nós ensinou que educação era algo muito importante. Ele sempre teve essa visão e sempre me incentivou a estudar. Nas minha gestões eu também levei educação muito a sério. Quando eu vejo as melhorias na área da educação, os prêmios, a qualidade de ensino, me sinto gratificado", diz Antonio Almir.

Ele ainda guarda na memória um dos momentos mais importantes de sua vida. O Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unifec, entregou a ele o Selo Unicef em 2007, uma condecoração internacional importantíssima para todo prefeito que busca a melhorar a vida de seu povo. Ele já recebeu outras edições do Selo Unicef, a ultima foi entregue em 2016.

Em todo o sertão itatirense grandes projetos de combate a seca afloram desde as localidades mais isoladas até aos grandes centros urbanos. Ações de combate a estiagem estão presentes em todas as gestões do prefeito Antonio Almir. "O homi trabalha", diz seu Luiz da zona rural de Lagoa de Mato. Para Almir, a atenção ao agricultor é fundamental para manter o desenvolvimento do municipio. “Eu morei na zona rural e sei as dificuldades que as famílias passam em épocas de falta de chuvas”, diz Almir.

Em todas as regiões do município são desenvolvidas obras, projetos e ações com objetivo e amenizar os prejuízos da seca entre os habitantes. A construção do açude João Silva Guerra, nas imediações de Lagoa do Mato, surgiu com o intuito de abastecer a população do distrito em épocas de estiagem prolongadas e colapsos hídricos nos reservatórios. Após o açude Oiticica – que abastecia os cerca de 8 mil pessoas secar totalmente -, a prefeitura interligou o sistema de distribuição de água da população por meio do João Silva Guerra.

Assim, os milhares de moradores de Lagoa do Mato possuem água para o consumo doméstico, evitando o abastecimento por meio de carros-pipas. “Conseguimos evitar que a crise hídrica se tornasse algo negativo e de grandes proporções, afetando diretamente o principal centro urbano e econômico do município. Eu acredito que um representante do povo teve compreender que ações preventivas como estas podem fazer a diferença e serem a solução”, diz Almir.

Mas não foi somente Lagoa do Mato que se beneficiou de projetos contra a estiagem. A cerca de alguns quilômetros do distrito, Antonio Almir também edificou obras de combate a seca. Na comunidade de Contendas, os moradores agradecem ao prefeito a construção de um açude que beneficia atualmente diversas famílias em épocas de estiagem.

Mais adiante subindo a serra, na sede do município, Almir promete construir um grande reservatório. “O açude Cajazeiras tem a finalidade de resolver de vez o problema da escassez de água na sede do município”, diz Almir. A obra deve beneficiar milhares de moradores. Além do Cajazeiras, outros reservatórios também foram construídos em diversos pontos do município como nas pquenas comunidades de fazenda Caipira, Amargosa, Astrogildo, Queimada dos Quitérios, Tupipas e Saco dos Sales.

Para conseguir tantos benefícios, Almir tem traçado parcerias e convênios, além de fomentar projetos para serem utilizados na busca de recursos para o município. Além disto, o prefeito conta com uma ampla rede de políticos, dentre senadores, deputados e secretários que junto ao governador do Estado e a presidente da república contribuem para Itatira conquistar investimentos que melhorem a vida dos habitantes.

"Quero terminar meu mandato e cumprir minhas promessas de campanhas. Ainda tem muito a ser feito. Estamos trabalhando para conseguir o hospital de medio porte, e cumprir nossas promessas de campanhas", diz Almir.

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS