UNOPAR CANINDÉ
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
AUMENTO DE CASOS

Casos de suicidios crescem em Itatira e assustam população

Incapazes de comunicar a própria dor, os suicidas recorrem a algumas fantasias para justificar a si mesmos a autodestruição. A busca de uma outra vida é uma das mais comuns.

29/05/2019 13h17
Por: Itatira NEWS

Cada vez mais são registrados casos de suicidio em Itatira. O numero de ocorrências tem assustado a população. O suicídio leva um número preocupante de vidas em diferentes regiões do municipio de Itatira. De todos os pensamentos negativos que uma pessoa pode ter, um dos mais significativos é o suicídio. O pensamento suicida aparece com uma freqüência muito maior do que imaginamos entre muitos moradores. Já foram registrados casos de suicídio com armas de fogo, envenamento, enforcamento e outras formas de suicídio e os métodos que eles usam são mais definitivos e violentos, como uso de arma de fogo e enforcamento. 

Incapazes de comunicar a própria dor, os suicidas recorrem a algumas fantasias para justificar a si mesmos a autodestruição. A busca de uma outra vida é uma das mais comuns. Muitos moradores enxergam no suicídio a oportunidade de interromper uma existência infeliz e recomeçar, com uma nova chance para acertar. Matar-se também pode ser um jeito de acelerar o reencontro com pessoas queridas já mortas – o pai, a avó, um amigo, o cônjuge.

Outras fantasias comuns acerca do suicídio são gesto de vingança ou rebeldia, castigo e autopenitência. Por trás do comportamento suicida há uma combinação de fatores biológicos, emocionais, socioculturais, filosóficos e até religiosos que, embaralhados, culminam numa manifestação exacerbada contra si mesmo. De acordo com especialistas, isso porque nem sempre este pensamento é declarado as pessoas ao redor, talvez por medo de ser interpretado erroneamente pelas pessoas ou por não conseguir elaborar o assunto a ponto de colocar para fora e compartilhar com alguém.

A incidência de suicídio chega a atingir muitas vezes os homens. É possível adivinhar as razões: as esposa vai embora e leva os filhos, o homem perde o emprego em uma idade em que é difícil conseguir outro. Tudo isso pode gerar estresse em homens que se sentem pressionados a sustentar a família. “Pensei em mim matar quando perdi meu filho em um acidente. Me senti muito culpada, foi inevitável. Pensei que talvez pudesse ter feito alguma coisa. Naquele instante, experimentei uma profunda sensação de abandono. Nunca tinha sentido isso antes”, diz uma moradora.

Na verdade, essas muitas doenças provocam uma vulnerabilidade maior ao suicídio. “É comum que a pessoa, quando está com depressão, tenha pensamentos pessimistas, ache que a vida não vale a pena e que talvez fosse melhor morrer”, diz. “Quem tem uma estrutura de ego frágil pode não suportar uma grande perda ou um momento de crise e, num impulso, acaba cometendo o suicídio”, diz especialista. “Um ego fraco não tolera a frustração, não tem capacidade de espera, não suporta lidar com a impotência, com os limites e com os “nãos” que a vida impõe”, diz especialista.

De acordo com especialistas, o pensamento de suicídio ou em sua própria destruição surge quando a pessoa acredita que não há solução para seus problemas. Esse tipo de pensamento pode vir à mente em momentos de crise. “A crise é identificada em meio a desorganização mental, estresse e sensação de incapacidade de solucionar os problemas da vida. Apenas o fato de pensar em não estar mais vivo já pode ser algo muito significativo, esta pessoa merece ajuda”, diz um especialista.

“Pensei muito nisso quando minha namorada terminou comigo. Um dia, fiquei parado pensando em como mim matar", diz. "Era só um passo, tão fácil, e tudo se acabaria. Depois, ao retornar o namoro com minha namorada tudo ganhou uma outra forma e voltei a ter amor a vida”, diz um jovem. Em grande parte dos casos de suicídio, nem sempre o ato é concretizado, muitas vezes o sofrimento se prolonga mas a pessoa, talvez por acreditar em alguma possibilidade de melhora, não chega ao suicídio.

“Costuma haver um aviso, algo foi dito ou feito que demonstrasse pensamento suicida. O impulso para agir tem um tempo limitado, as idéias de morte persistem por algum tempo, mas ainda assim, normalmente, a pessoa consegue resistir ao impulso”, diz o especialista. “O que as vezes impressiona eram as pessoas que tentavam suicídio dizerem que não queriam morrer. Na verdade, queriam acabar com uma situação de desespero. Como não conseguiam ver outra alternativa, recorriam ao suicídio. Mas, ao depararem com a possibilidade concreta da morte, percebiam que não queriam, de fato, morrer”, diz especialista.

“Muitas vezes o desejo declarado de suicídio pode ser referir muito mais à necessidade de saber o quanto se é amado pelas pessoas próximas. Muitas vezes o que impera pode ser a necessidade em se perceber querido. Será que sentirão minha falta?”, diz o especialista. “Mas só o fato do o pensamento ter existido já demonstra a importância dessa pessoa receber tratamento”, diz um especialista.

“Todos já pensamos em suicídio em algum momento na vida. É um pensamento humano. Se não desejamos nos matar, ao menos cogitamos morrer – morrer para escapar do sofrimento, para nos vingar, para chamar a atenção ou para ficar na história”, diz. “Mas resolvemos continuar vivos e melhorar as nossas condições de vida. O suicídio, então, soa como um desatino. A pergunta que fica é: por que algumas pessoas desistem e outras não?”.

“O que motiva o suicidio é a falsa idéia de que sua vida não tem mais valor nem para si mesmo nem para os outros. O verdadeiro desafio parece fazer com que as pessoas percebam que sempre existe saída, não importa a situação. Que há como se reinventar e trabalhar em si mesmo aspectos de que gosta menos. Que nossa vida é importante para os outros também. E que sempre há alternativa, mesmo que, a princípio, seja dolorida. Afinal, a única coisa para a qual não há remédio é a morte”, diz.
 

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS