MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
UNOPAR CANINDÉ
HISTORIA DA CIDADE

Saiba a origem e significado de nomes de ruas de Itatira

A maioria dos nomesde ruas do distrito de Lagoa do Mato, no municipio de Itatira, pertencem a ex-prefeitos do município.

29/05/2019 13h23Atualizado há 3 semanas
Por: Itatira NEWS

A maioria dos nomes de ruas do distrito de Lagoa do Mato, no municipio de Itatira, pertencem a ex-prefeitos do município. Como por exemplo, a rua José Pessoa de Carvalho. A rua é em homenagem ao ex-prefeito José Pessoa de Carvalho que administrou o município nos anos de 1955 à 1959.José Paulo de Sousa foi prefeito do município. Administrou o município nos anos de 1983 à 1988.

Estevam de Alencar Guerra também foi outro prefeito do município que administrou o município nos anos de 1977 à 1983. Outro prefeito foi João Silva Guerra que administrou o município de 1967 à 1971 e de 1973 à 1977. Ivan Queiroz e Silva administrou o município de 1963 à 1967. Carlos Maria de Alencar Guerra administrou o município de 1959 à 1963 e de 1971 à 1973.

Em 1800 os portugueses Antônio Ferreira Braga e Jerônimo Machado expulsaram os índios Tapuias que viviam na região em um grande conflito armado pela serra formada por grandes espigões de pedra, terra fértil e clima bom que os portugueses viam com tanto bons olhos. Em 1825 passaram a construir uma capela em honra ao lugar inaugurada em 23 dezembro de 1870 e posto como oficial o padre Manuel Carlos da Silva Peixoto que passou-se a se dedicar como orago em honra ao Menino Deus.

No final do século XVIII, com uma população já grande, o município mais próximo, Quixeramobim, reivindicou a comunidade, conseguindo anexar o povoado ao seu território em 10 de outubro de 1873 por ato provincial subordinado ao município e passando o lugar a chamar-se Belém do Quinim. Revoltados, moradores organizaram-se para trilhar a independência da comunidade sob o nome de Itatira (Grandes Pedras) numa tentativa que durou quase cem anos.

Até que em 22 de novembro de 1951 o Governo do Estado do Ceará reconheceu a autonomia do povoado desmembrando a região do município de Quixeramobim por lei nº 1153. Em 1953 é criado o distrito de Lagoa do Mato, em 1964 o distrito de Bandeira, em 1989 os distritos de Cachoeira e Morro Branco. O distrito de Lagoa do Mato, no municipio de Itatira, busca emancipação com distrito sede.

Os moradores alegam que é no distrito sede, distante 16 km de Lagoa do Mato, onde está localizados setores, sinal de emissoras de TV, a prefeitura e órgãos ligados como a Secretaria de Educação e Saúde, é também onde funciona a Câmera dos Vereadores. O movimento de emancipação dos moradores de Lagoa do Mato ocorre desde 1989. As manifestações para se desmembrar do distrito sede não são inéditas. Há três décadas o distrito já reivindicava o direito de se tornar município.

Documentos passados pelos organizadores mostram que em 1989 um abaixo assinado de habitantes de Lagoa do Mato já pedia para se desmembrar do distrito sede. É possível além de ofícios, artigos de jornais e mensagens explicativas, ler o documento que pede "as providencias necessárias no sentido de que distrito seja emancipada já, visto preencher todos os requisitos que a lei permite, de conformidade com artigo 31 da Constituição Estadual, por ser de desejo da maioria absoluta de sua população".

O documento foi encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa Estadual em 11 de outubro de 1989, conforme os registros entregues pelos manifestantes, e inserido como protocolo de n.º 4608/1989 de 30 de outubro daquele mesmo ano. Além das assinaturas, constam o número do título eleitoral e a zona de centenas de moradores. Quem instruiu o protocolo de emancipação foi o deputado Teodorico Menezes (PMDB).

Em matéria publicado em 2 de novembro de 1989, no jornal Tribuna do Ceará, ele defendia o desmembramento do distrito sede. “Lagoa do Mato já tem cara de cidade”, dizia o deputado no jornal. O artigo citava ainda todos os privilégios que Lagoa do Mato tinha na época, incluindo três açudes e poços instalados”.
 

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS