POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
UNOPAR CANINDÉ
DESENVOLVIMENTO

Em Itatira, distrito é maior que a sede e situação gera 'rivalidade' entre moradores

Além do número de habitantes ser maior, o distrito de Lagoa do Mato concentra também a maior quantidade de empresas e serviços. O distrito é o maior pólo econômico e populacional do município.

29/05/2019 13h42
Por: Itatira NEWS

Em Itatira, um distrito é mais populoso que a própria sede do município. A situação tem gerado uma certa "rivalidade" os habitantes e vez ou outra é motivo de polêmica e criticas tanto de um lado como do outro. No município, que tem cerca de 21 mil habitantes, o distrito de Lagoa do Mato concentra uma população quase três vezes maior que a sede segundo o ultimo Censo. Além do número de habitantes ser maior, o distrito de Lagoa do Mato concentra também a maior quantidade de empresas e serviços. O distrito é o maior pólo econômico e populacional do município.

Empresários escolhem o distrito pra montar um negócio. Quem pensa em abrir um empreendimento no município, também escolhe Lagoa do Mato para montar o empreendimento. “Eu vim de Canindé interessado em investir em Itatira e minha primeira loja que montei foi aqui em Lagoa do Mato justamente por ser o maior local do município”, diz um comerciante. Quem mora na sede do município vez ou outra reclama que grandes projetos do Governo Estadual e do Governo Federal são destinados para o distrito maior.

“Muitas obras são feitas em Lagoa do Mato porque é o local que tem mais pessoas e a sede do município é esquecida”, desabafa um morador da sede do município. "Acho que não deveria ser assim, pois somos a sede", diz outra jovem. Já quem mora em Lagoa do Mato, reclama da dificuldade em ir até prédios públicos como a prefeitura e o fórum da cidade que ficam ambos na sede do município.

“A prefeitura, o forum, a Câmara dos Vereadores, e outros prédios públicos do governo municipal ficam na sede do município. Quem mora na Lagoa do Mato tem que se deslocar 16 quilômetros até a sede do município para resolver alguma coisa nestes prédios públicos”, reclama um morador do distrito de Lagoa do Mato. Em Lagoa do Mato há quem deseje que o distrito seja logo emancipado da sede do município e ganhe independência.

“Seria muito bom pra acabar com essa rivalidade que fosse logo separado. O distrito já tem cara de cidade, tem bancos, clubes de festas, bares, restaurantes, estádio de futebol, varias escolas, creches, etc. Já deveria ter sido emancipado há muito tempo. Não há porque tratar como distrito um local que mais parece uma cidade”, diz um morador do distrito de Lagoa do Mato. Sobre este assunto de emancipação tem gente que é contra e ouros são favor no município. “Não concordo com essa história de separar a Itatira da Lagoa do Mato pois acho que assim vai perder o município todo”, disse outra moradora do distrito de Lagoa do Mato.

"Eu concordo com essa emancipação só assim acaba essa rivalidade entre a sede e o municipio", diz um morador também de Lagoa do Mato. O distrito de Lagoa do Mato foi criado em 1953. Há muito tempo o distrito busca ser emancipado da sede do município. O movimento de emancipação dos moradores de Lagoa do Mato ocorre desde 1989. As manifestações para se desmembrar do distrito sede não são inéditas.

Há três décadas o distrito já reivindicava o direito de se tornar município. Documentos passados pelos organizadores mostram que em 1989 um abaixo assinado de habitantes de Lagoa do Mato já pedia para se desmembrar do distrito sede. É possível além de ofícios, artigos de jornais e mensagens explicativas, ler o documento que pede "as providencias necessárias no sentido de que distrito seja emancipada já, visto preencher todos os requisitos que a lei permite, de conformidade com artigo 31 da Constituição Estadual, por ser de desejo da maioria absoluta de sua população".

O documento foi encaminhado ao presidente da Assembléia Legislativa Estadual em 11 de outubro de 1989, conforme os registros entregues pelos manifestantes, e inserido como protocolo de n.º 4608/1989 de 30 de outubro daquele mesmo ano. Além das assinaturas, constam o número do título eleitoral e a zona de centenas de moradores. Quem instruiu o protocolo de emancipação foi o deputado Teodorico Menezes (PMDB). Em matéria publicado em 2 de novembro de 1989, no jornal Tribuna do Ceará, ele defendia o desmembramento do distrito sede.

“Lagoa do Mato já tem cara de cidade”, dizia o deputado no jornal. O artigo citava ainda todos os privilégios que Lagoa do Mato tinha na época, incluindo três açudes e poços instalados”. Há 60 anos era impossível imaginar o distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, com mais gente do que a sede do município. Era impossível imaginar mais pessoas vivendo no centro urbano do que no campo. Hoje, contudo, é uma realidade. Lagoa do Mato se tornou a região mais populosa do municipio.

O distrito que não para de crescer. A zona urbana de Lagoa do Mato gerou um enorme crescimento migratório da população de comunidades da zona rural. A urbanização é uma das grandes tendências históricas do distrito, acelerada pela existências de lojas, bancos, farmácias, lanchonetes, restaurantes e pela disparada na construção de moradias. O melhor símbolo do alcance do crescimento de Itatira, é o distrito de Lagoa do Mato, um grupo de milhares de pessoas que desde o último censo contava com poucos habitantes urbanos do que rurais e agora concentra o maior numero de habitantes do município.

Essa tendência se aprofundará nos próximos anos. Lagoa do Mato é o motor do crescimento econômico, a inovação, a indústria e os serviços, a demanda e a produção. O megadistrito é o pólo do crescimento econômico municipal. Se estendermos a análise da quantidade de habitantes da sede do município, o número de Lagoa do Mato superará quase a metade de toda a população do municipio e será nos próximos anos quase quatro vezes maior do que a própria sede do município. As imagens de satélite não deixam dúvida quanto a diferença em tamanho entre o distrito e a sede do municipio. 
 

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS