UNOPAR CANINDÉ
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
SEGUNDO LAR

Prefeitura de Itatira transforma residência em Fortaleza em 'Casa de Apoio' para itatirenses

Hoje existem pessoas de todas as regiões do município que são acolhidos na casa. Aos poucos o local foi sendo ampliado e hoje tem espaço para várias pessoas.

30/05/2019 14h30
Por: Itatira NEWS

Uma residência simples na rua Costa Freire, nº 455, no bairro da Vila Peri, em Fortaleza, se tornou 'a casa' de muitos itatirenses. A Prefeitura de Itatira transformou, reformou e fez adaptações no local para acolher e ajudar pessoas doentes transformando uma residência em uma casa de apoio.

A casa dar auxílio aos itatirenses que precisam realizar exames, consultas, cirurgia na Capital cearense e cada vez mais vai aparecendo mais gente. Hoje existem pessoas de todas as regiões do município que são acolhidos na casa. Aos poucos o local foi sendo ampliado e hoje tem espaço para várias pessoas.

"São poucos os municipios que oferecem essa assistência em Fortaleza para seus habitantes. Estamos constantemente procurando melhorar a Casa de Apoio", disse o prefeito Antonio Almir. Lá eles têm acesso a toda uma estrutura, facilitando questões relacionadas não somente ao deslocamento, mas também ao cuidado especial e humanizado que o paciente necessita. A casa tem quartos, cozinha, copa, banheiros, área de serviço, e ate um local para descanso com redes no quintal. O imóvel e as despesas da casa é mantido pela Prefeitura de Itatira. Nos últimos meses, a casa passou por uma adaptação, reformas nos quartos, restauração de móveis e outras ações.

Gente simples que vem em busca de tratamento ou até mesmo gente que precisa apenas de um teto por um tempo, todo mundo é bem-vindo na casa. Esse é o caso de Francisco, de 31 anos. O itatirense chegou a casa há dois meses precisando de ajuda para tratar um problema que lhe afetou o estomago e conta que foi bem recebido. "Fui muito bem atendido, tive dormida, comida e descanso. Somos iguais, se a gente tem uma coisa ninguém mexe, somos como uma família. Estamos aqui um para ajudar o outro", diz.

Outra que também diz ser grata é a dona Maria de Sousa, de 53 anos. Ela veio do município acompanhando o marido para fazer exames em Fortaleza. "Quando saí de casa minha família disseram que eu ia ficar jogada na rua porque não tinha parente aqui em Fortaleza e eu disse que encontraria uma pessoa para me ajudar. Vim para cá e eles são muito bons para nós. Para mim é como um pai e uma mãe", diz.

A Casa de Apoio é destino para muitas pessoas que precisam realizar exames de saúde e tratar doenças. "Temos um transporte que hoje leva pacientes e traz para Fortaleza. Isso é maravilhoso”, diz outra senhora. “Aqui é tudo perfeito demais. Eu nem imaginava que era assim. Aqui tem até demais. Nem na minha casa não tenho esse costume de ter essa mordomia toda que está tendo aqui. O pessoal tudo gente muito boa”, diz um jovem de uma comunidade da zona rural de Itatira.

Na maioria dos casos, estes pacientes vêm acompanhados de seus familiares. Porém, quando há necessidade de internação, os acompanhantes não conseguem retornar para casa e, por conta disso, dormiam no próprio hospital, em cadeiras e bancos ou camas improvisadas pelos corredores. Algumas destas pessoas chegavam ao hospital com nada além da roupa do corpo e pequena quantia de dinheiro que, por não ser suficiente para pagar hospedagem e alimentação, faziam do hospital sua moradia. Com isso, a Casa de Apoio também serve para atender pessoas que possuem parentes internados. “Essa é uma casa abençoada. Nos dão comida, teto, tudo de graça. São nossa família, nos acolheram de coração”, diz uma senhora.

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS