UNOPAR CANINDÉ
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
SUPER DISTRITO

Distrito de Lagoa do Mato cresce mais que a sede de Itatira

Lagoa do Mato se tornou a região mais populosa do municipio. O distrito que não para de crescer.

31/05/2019 01h44
Por: Itatira NEWS

Há 60 anos era impossível imaginar o distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, com mais gente do que a sede do município. Era impossível imaginar mais pessoas vivendo no centro urbano do que no campo. Hoje, contudo, é uma realidade. Lagoa do Mato se tornou a região mais populosa do municipio. O distrito que não para de crescer. A zona urbana de Lagoa do Mato gerou um enorme crescimento migratório da população de comunidades da zona rural. 

Uma característica que chama a atenção no distrito de Lagoa do Mato é o planejamento urbano que é elogiado por urbanistas e especialistas. O distrito possui ruas largas e bem arborizadas. Poucas cidades do interior do Ceará conseguem alinhar uma característica urbanística com respeito a natureza. A urbanização é uma das grandes tendências históricas do distrito, acelerada pela existências de lojas, bancos, farmácias, lanchonetes, restaurantes e pela disparada na construção de moradias.

O melhor símbolo do alcance do crescimento de Itatira, é o distrito de Lagoa do Mato, um grupo de milhares de pessoas que desde o último censo contava com poucos habitantes urbanos do que rurais e agora concentra o maior numero de habitantes do município. Essa tendência se aprofundará nos próximos anos. Lagoa do Mato é o motor do crescimento econômico, a inovação, a indústria e os serviços, a demanda e a produção.

O megadistrito será o pólo do crescimento econômico municipal. Se estendermos a análise da quantidade de habitantes da sede do município, o número de Lagoa do Mato superará quase a metade de toda a população do municipio e será quase quatro vezes maior do que a própria sede do município. Com isso, a infraestrutura é um dos grandes desafios do crescimento urbano, e demanda uma política conjunta de habitação, saúde, educação e transporte. Alinhado ao crescimento da população, no entanto, cresceram os problemas.

O distrito de Lagoa do Mato hoje vive aumento da criminalidade, drogas e falta de serviços para atender a grande quantidade de pessoas. Há algumas décadas era difícil imaginar que bandidos armados pudessem explodir agências bancárias com tiros de fuzil. “Antigamente, o povo dormia de janela aberta. Hoje ninguém se arisca”, diz uma moradora . O desenvolvimento do distrito foi impressionante, mas a crise hídrica que se abate sobre os itatirenses, a imobilidade urbana, a desigualdade social e a falta de diversos serviços básicos ainda mostram que algo está errado.

O distrito de Lagoa do Mato tem enormes contrastes e também graves problemas como a falta de empregos. Somente no perímetro urbano do distrito de Lagoa do Mato é possível enxergar desde casas luxuosas como também humildes moradias. Muitos jovens estão desempregados. Com isso, o crescimento de Lagoa do Mato, no entanto, não está acompanhado com um crescimento na estrutura adequada para a cidade. Diversos setores do distrito de Lagoa do Mato precisam de melhorias.

Os moradores reclamam na limitação de serviços bancários, que frustra muita gente na hora de realizar um saque, fazer um depósito ou realizar qualquer transação. Outra dificuldade são os serviços de saúde. Apesar da melhoria na saúde pública, o distrito não conta um hospital de médio porte capaz de realizar serviços médicos mais completos.

A população precisa ser transferida para Canindé ou Fortaleza. Embora o mercado imobiliário tenha se tornado uma fonte lucrativa para quem tem terreno ou casas para vender ou alugar, no quesito moradias, também existem muitas reclamações, principalmente pela escassez de casas para alugar ou pelo alto preço dos imóveis disponíveis. A falta de entretenimento e lazer também consta entre as principais insatisfações dos moradores de Lagoa do Mato. A cidade se enriqueceu às custas da pauperização do meio ambiente e da depleção dos seus recursos naturais.

Os rios da cidade foram degradados, enterrados vivos e muitos foram transformados em esgoto. O volume das atividades antrópicas ultrapassou os limites da sustentabilidade, especialmente nos últimos 60 anos. Os processos de urbanização implicam investimento gigantesco em serviços como lazer, saúde e oferta de emprego. Tudo isso faz desses processos um grande motor da economia.

A implantação de um plano diretor deve solucionar diversos problemas do distrito de Lagoa do Mato. A urbanização acelerada caracteriza o intenso crescimento transformando o distrito em uma cidade moderna. Nesse processo devem coexistir permanências, demolições e construções, ampliação de obras públicas e novos territórios devem passar a ser definidos, novas áreas comerciais e financeiras.

Observe abaixo a comparação do distrito de Lagoa do Mato com a sede do municipio.

 

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS