POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
Baratão das Frutas
UNOPAR CANINDÉ
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
TREMOR DE TERRA

Tremor de terra que derrubou 3 casas em Itatira é estudado por cientistas

Os moradores já estavam dormindo quando foram acordados por fortes tremores de terra que duraram minutos.

01/06/2019 06h00Atualizado há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Um tremor de terra que derrubou três casas no município de Itatira estar sendo estudado por cientistas que buscam entender o que pode ter ocorrido na área. No dia 21 de janeiro de 2010 era noite, por volta das 23h, e os moradores da comunidade de Baixa de Areia, no município de Itatira já estavam dormindo quando foram acordados por fortes tremores de terra que duraram minutos. Os tremores derrubaram três casas, mas não deixou ninguém ferido. Para a Defesa Civil os tremores ocorreram por conta de acomodações do solo.

De acordo com especialistas o que aconteceu na região foi uma acomodação do solo. Para esses especialistas o motivo pode ter sido à seca. Com a falta de chuvas, foram formadas rachaduras no subsolo. O excesso de chuva dos últimos também pode provocar o encharcamento do solo e o acúmulo de água também nos lençóis freáticos.

Com isso, a terra se movimenta para cima e para baixo provocando tremores. "Ninguém conseguia ficar equilibrado", diz a moradora Jacinta Pacheco. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte constatou a falta de registro de abalos sísmicos na região de Itatira. Uma equipe da Defesa Civil percorreu um raio de quilômetros na região dos tremores para verificar as condições da terra, encostas e rochas.

"É importante que as pessoas saibam que não foi um abalo sísmico e que a população da localidade fique tranqüila, mas atenta às rachaduras. Se aumentar, é preciso avisar a Defesa Civil", disse a Defesa Civil do Ceará. Defesa Civil confirmou a tese de que os tremores ocorreram por conta de acomodações do solo.

Os moradores dizem ter ouvido um barulho muito forte, como um trovão. Um estrondo e tremores foram presenciados por vários moradores. Os moradores continuam assustados e muitos ainda têm receio de dormir dentro de casa. "Esse caso do tremor me chamou a atenção. A comunidade sofreu um abalo sísmico considerável, já que chegou a derrubar edificações", diz um morador. "O tremor ficou concentrado em apenas um raio dentro da comunidade, ou seja, não foi sentido por sismógrafos em localidades maiores".

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS