MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
UNOPAR CANINDÉ
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MACONHA E COCAÍNA

Consumo de drogas avança em Itatira entre jovens e adolescentes

Em Itatira aumenta a quantidade de meninas e meninos na faixa etária de 13 aos 15 anos que utilizam drogas como cocaína e maconha.

05/06/2019 07h45
Por: Itatira NEWS

O numero de adolescentes consomem drogas em Itatira está aumentando refletindo um crescimento nacional também na quantidade de meninas e meninos na faixa etária de 13 aos 15 anos que utilizam drogas como cocaína e maconha. Além deste tipo de drogas, o número de adolescentes que consomem bebidas alcoólicas também aumentou em Itatira seguindo também um crescimento em todo o Brasil. O álcool é uma droga considerada permitida pela sociedade, e muitas vezes os adolescentes presenciam o consumo excessivo pelos próprios pais dentro de casa. 

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), divulgada IBGE, traz dados sobre os hábitos dos adolescentes brasileiros. O trabalho, referente ao ano de 2015, foi realizado com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país, a maioria entre 13 e 15 anos. Os resultados mostram que o percentual de jovens que já experimentaram bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% no mesmo período.

Segundo a pesquisa do IBGE, a forma mais comum de se conseguir bebidas são as festas, apontadas por 43,8% dos adolescentes que já consumiram álcool, mas 17,8% deles revelaram ter conseguido bebidas com amigos; 14,4% comparam em mercado, loja ou bar; e 9,4% conseguiram a bebida com alguém da própria família.

De acordo com Luciana Rodrigues Silva, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, o efeito do álcool e das drogas nos adolescentes é mais danoso que nos adultos, pois o organismo deles ainda está em formação. E quanto mais cedo o jovem começa a consumir, pior será o dano no futuro, com maiores riscos de desenvolvimento de doenças hepáticas e alterações psiquiátricas, entre outros problemas graves.

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS