VAQUEJADA DE LAGOA DO MATO
Baratão das Frutas
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
UNOPAR CANINDÉ
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
MORADORES ASSUSTADOS

Especialistas dizem que torre de celular não corre risco de cair em Lagoa do Mato, em Itatira

O Itatira NEWS enviou as fotos para um engenheiro e um convidou um mestre de obras para visitar o local onde a antena está erguida.

16/06/2019 14h06Atualizado há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Especialistas ouvidos pelo Itatira NEWS para analisar as imagens que mostram o terreno próximo a torre de celular no distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, afirmaram ao site que “ainda não há risco da estrutura metálica cair”. O Itatira NEWS enviou as fotos para um engenheiro e um convidou um mestre de obras para visitar o local onde a antena está erguida.

O engenheiro Vitor Cavalcante, formado pela Universidade Federal de Ceará – UFC, analisou as imagens enviadas pelo Itatira NEWS e afirmou que não ver de imediato risco a torre. “Não estive no local, mas pelo que vejo aqui a parte de baixo da torre onde as colunas estão fixadas não foi comprometida. Existe um terreno próximo a torre que foi prejudicado com a chuva, mas isso não afetou a base de sustentação. A base é justamente construída para resistir a esse tipo de condição. Entretanto, é importante verificar o local para ver se não há mais nada”, disse o engenheiro.

O mestre de obras, Antonio Amorim, que já atuou na construção da escola de ensino médio no bairro Conjunto Novo, no distrito de Lagoa do Mato, foi ao local onde a torre estar erguida e também afirmou que não há risco de queda. “Eu estive no local e pela minha experiência não vi risco de comprometer o deslize de base. Esta base tem um sistema que está em grande profundidade. Esse solo que foi prometido faz parte de um terreno que está ao lado da torre, mas que não atingiu o sistema de fixação da torre. Na minha opinião não há risco da torre desabar”, o mestre de obras Antonio Amorim.

A Vivo disse em nota enviada ao site Itatira NEWS que aparentemente, pelas imagens analisadas, ainda não há risco de comprometer a estrutura da torre mas que irá enviar uma equipe de técnicos ao local. A empresa disse ainda que lamenta o ocorrido e imediatamente está tomando as providências necessárias. Afirmou ainda que cumpre as normas regulamentadoras de segurança.

Em nota a Vivo acrescentou também que “todas as torres passam por testes antes de serem instaladas e são projetadas para suportar condições climáticas mais severas das registradas na região. Ainda segundo a Vivo, o risco [de queda] é calculado e bem dimensionado pela engenharia que projeta torres, para suportar ventos de até 150 km/h, que são raríssimos na de Itatira”.

Em nota enviada ao site Itatira NEWS, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que, em relação ao caso da torre da Vivo no distrito de Lagoa do Mato, "parece ter havido um descumprimento às normas de instalação e de engenharia com relação ao terreno próximo onde a torre foi erguida". Nesse caso, segue a nota, “deve-se observar a legislação municipal para determinar quem é o agente responsável para ser autuado”.

A torre de celular no distrito de Lagoa do Mato, no município de Itatira, está com parte do terreno que sustenta a estrutura cedendo. Moradores que moram próximos ao equipamento, que é de propriedade da empresa Vivo, registraram imagens que mostram um buraco se formando já bem próximo a uma das colunas de sustentação.

Os moradores das ruas próximas a estrutura metálica tiveram um grande susto nesta sexta-feira (14) quando perceberam as anomalias no terreno próximo a torre. Os habitantes suspeitam que a chuva que atingiu o distrito de Lagoa do Mato na noite anterior tenha prejudicado o terreno da torre.

A torre sustenta vários equipamentos de telefonia celular sendo a responsável pelo sinal da Vivo no distrito de Lagoa do Mato. Se o terreno continuar assim a dependência é que o chão fica mais prejudicado e com isso a estrutura da torre pode ser comprometida vindo a cair. Com a queda, as peças metálicas devem se desprender da torre de telefonia e caírem em cima do telhado das casa dos moradores ou em cima de pedestres ou veículos.

Vizinhos da torre de celular vivem com medo da grande estrutura metálica de varias toneladas cair. “Se a torre cair o estrago deve ser grande, com várias telhas quebradas, e algumas peças de metal devem ir parar dentro da casa dos moradores”, diz uma moradora próxima a torre. “Além dos danos materiais, o risco é que alguma pessoa não consiga escapara de ferimentos ao perceberam que as peças estão caindo. Além disso, há risco de mortes caso a torre caia”, diz.

 

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS