MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
SOLIDARIEDADE

Inventor do 'jumento apicultor' precisa de ajuda para não ficar paralitico

Manoel Juraci Vieira, o itatirense que ficou famoso por ter inventado o “Jumento Apicultor”, está correndo o risco de ficar paralitico caso não consiga realizar uma cirurgia de hernia de disco.

18/06/2019 19h14Atualizado há 1 semana
Por: Itatira NEWS

Manoel Juraci Vieira, o itatirense que ficou famoso por ter inventado o “Jumento Apicultor”, está correndo o risco de ficar paralitico caso não consiga realizar uma cirurgia de hernia de disco. A informação foi passada ao site Itatira NEWS por Mauro Alves, que é filho de seu Juraci. A família do inventor de Itatira, que reside na comunidade de Monte Alegre, na zona rural de Itatira, está realizando uma campanha para arrecadar dinheiro para conseguir fazer a cirurgia. Segundo seu irmão, o preço da cirurgia custa 26 mil reais e seria realizada na hérnia de disco. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo WhatsApp 88 9 8128 4831.  

Juraci Vieira, um apicultor do município de Itatira, fez sucesso ao inventar uma roupas para seu jumento transportar mel. A roupa servia de proteção contra as abelhas. Ele criou a indumentária para o bicho, com direito a tela e tecido especial, para não incomodar o animal. A parte que protege o corpo do bicho é feita de pano comum. Na cabeça, uma espécie de viseira revestida de tela impede que as abelhas o atinjam com o ferrão.

Vestida a indumentária, é só colocar a cangalha e os suportes para carregar as caixas com os favos de mel. Manoel Juraci Vieira tinha dificuldade em carregar o mel dos apiários até as casas de mel. Para chegar ao apiário e recolher os favos de mel, o caminho é de difícil acesso, onde carro não passa. Antes, o percurso era feito a pé e o mel levado em carrinhos de mão. O apicultor levava um jumento para extrair mel. O ''jumento apicultor'' ajudava a retirar do apiário cerca de nove litros de mel por dia.

Além de apicultor, Manuel Juraci também é inventor. Conhecido como professor Pardal, referência a um personagem de quadrinhos que era inventor, Juraci criou, por exemplo, um colhedor de manga, centrífuga para mel, e brinquedos para crianças. Até um protótipo de helicóptero faz parte da coleção de invenções. No sertão cearense, poucas coisas podem ser aproveitadas: o solo é seco, o clima é muito quente, quase não há água.

Fama internacional

O itatirense chegou a ser destaque em rede TV dos Estados Unidos. Manoel Juraci Vieira, foi destaque na ABC, principal emissora de TV dos Estados Unidos e maior emissora de TV do mundo. A sede da ABC fica na cidade de Nova York, onde encontram-se os departamentos e os escritórios de esporte e telejornalismo; os departamentos de teledramaturgia e programação ficam em Burbank, na Califórnia, ao lado da sede dos Estúdios Walt Disney. A emissora é de propriedade do grupo Disney Company. A ABC é atualmente a maior emissora de televisão do mundo.

A ABC mostrou uma reportagem onde Manoel Juraci Vieira trabalha no ramo de apicultura e tinha dificuldade em carregar o mel dos apiários, uma espécie de colméia artificial, até as casas de mel, onde o produto é beneficiado. Manoel Juraci criou então uma roupa para um jumento adequada para proteger as abelhas e ajudar no transporte do mel. A rede de TV ABC dizia que “boneco é um burro real e querido”.

A emissora disse que boneco “ajuda a seu dono, um apicultor chamado Manuel Juraci, na colheita em Itatira, Brasil”, diz ABC. A rede americana trouxe ainda uma conversa com Gene Brandi, vice-presidente da Federação Americana Apicultura, que afirma que é a primeira vez que ele ouviu falar sobre um burro (ou quaisquer outros animais) a ser utilizado para recolher o mel. "No Brasil, eles têm abelhas africanizadas, às vezes chamados de abelhas assassinas", explicou Brandi. "Você pode coletar o mel, mas eles têm uma natureza defensiva então você tem que estar preparado", disse Brandi a rede TV ABC. “O burro apicultor é uma boa idéia”, afirmou Brandi a rede americana.

A ABC disse ainda que nos Estados Unidos, as abelhas matam varias pessoas a cada ano de acordo com o departamento de agricultura Texas Tech University. A ABC diz ainda que Boneco pode ser o único burro no ramo da apicultura, mas que outros animais também são utilizados no mundo para ajudar na colheita mel. “Boneco pode ser o único burro-de-mel para colheita, mas ele não é o único animal no negócio de apicultura”, disse a emissora americana que apresenta também um cachorro usado por apicultores.

“Bazz, um labrador preto que vive na Austrália, é especialmente treinado para farejar uma doença mortal conhecida como abelha loque americana” disse a ABC. “As abelhas, aparentemente ingratas pela ajuda, manteve Bazz longe de picadas. Assim, seu proprietário, Josh Kennet, projeta um traje especial completo com uma proteção de guarda rosto para mantê-lo seguro”, disse a ABC.

Para ler a reportagem no site da ABC sobre o morador de Itatira, em inglês, clique aqui.

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS