VAQUEJADA DE LAGOA DO MATO
UNOPAR CANINDÉ
MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
CRIME AMBIENTAL

Ibama afirma que caçar e comer preá em Itatira é crime ambiental

O preá é um mamífero roedor que pela semelhança com o rato doméstico ganhou esse nome e é um animal silvestre.

22/06/2019 09h42
Por: Itatira NEWS

O Ibama afirma aos moradores de Itatira que caçar, matar, preparar e comer o roedor conhecido como preá é crime ambiental, conforme determinada a Lei Proteção à Fauna. “O preá é um mamífero roedor que pela semelhança com o rato doméstico ganhou esse nome e é um animal silvestre protegido por lei. Portanto a caça é crime, o preparo é crime, comer não é permitido”, diz o Ibama.    

O preá é um roedor de ampla distribuição na América do Sul, do gênero Cavia, família dos caviídeos. Mede cerca de 25 cm de comprimento. Possuem pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos e cauda ausente. 

É aparentado com o porquinho-da-índia (Cavia porcellus). É predado por aves de rapina, cobras, canídeos e felinos selvagens, bem como cães e gatos domésticos de propriedades rurais. Em algumas regiões do Brasil é criado e usado como alimento. Algo interessante a se destacar é que os preás não consomem alface, pois o mesmo causa problemas intestinais no animal. Certas vezes, um preá pode ficar enciumado de sua parceira, o que leva a conflitos internos no grupo.

Seus hábitos são basicamente noturnos. De hábitos sociais bem marcados, o preá só abandona suas tocas à noite, em pequenos bandos, por trilhas que em geral já conhece. É arisco e evita os descampados nessas incursões noturnas em busca do capim novo e dos brotos e folhas de que se nutre.
 

MAIS SAÚDE ODONTO
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS