MAIS SAUDE ODONTO EM LAGOA DO MATO, EM ITATIRA
Baratão das Frutas
UNOPAR CANINDÉ
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
VAQUEJADA DE LAGOA DO MATO
UNOPAR CANINDÉ

Vera Araújo é homenageada com titulo de "Parceiros da Educação" em Itatira

Em entrevista ao site Itatira NEWS, Vera relembrou momentos marcantes de sua trajetória de vida.

28/06/2019 12h05Atualizado há 3 semanas
Por: Itatira NEWS

A diretora do polo da Unopar em Canindé, Vera Lúcia de Araújo, recebeu nesta quinta-feira (27) o titulo de “Parceiros da Educação”, que foi entregue pela Secretaria de Educação de Itatira as pessoas que se destacaram com iniciativas na área no município itatirense. Vera recebeu a homenagem durante uma cerimonia realizada no prédio da Secretaria com a presença de outras diversas pessoas homenageadas, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

Vera Lúcia de Araújo é Cientista Social, Socióloga, Professora, especialista em Ciências Políticas, Sociologia, Gestão Escolar, Metodologia do Ensino Fundamental e Médio.  É diretora geral do Grupo Acerte Educacional, dos polos educacionais Anhanguera em Boa Viagem, Anhanguera Itapipoca, e também da Unopar Canindé.

Vera nasceu em Canindé, filha de Antônio Augusto de Araújo e Maria de Lourdes de Sousa Araujo. A família de sua mãe os Sousa Felix, é da Serra de Aratuba, na região Central do Ceará. Já seu pai tem raízes indígenas em Cascavel, também no interior do Estado. “Desde criança acreditei que tudo que você desejar fazer, você pode começar desde já. A ousadia tem gênio, poder, magia e amor", disse Vera Lucia.

Em entrevista ao site Itatira NEWS, Vera relembrou momentos marcantes de sua trajetória de vida. “Em 1991 fui para a Casa do Estudante do Ceará, que era só para homens e a tornamos mista. Alias, essa foi a nossa primeira luta em favor da educação”, lembra a profissional. “Em 2000, já formada e pós graduada, voltamos para nossa cidade natal e crendo poder compartilhar o que aprendemos em anos de estudo e formação, abrimos nossa empresa de educação. Nosso primeiro projeto foi o cursinho preparatório para concursos que tinha o nome de Vitória Certa”, conta Vera.

A atual diretora da Unopar Canindé conta que o objetivo do cursinho era possibilitar a aprovação dos conterrâneos em universidades públicas do Ceará. “Logramos êxitos com nosso cursinho. Hoje temos doutores nas principais universidades públicas do país. A exemplo da Raquel, que se tornou professora e diretora de departamento na universidade federal da Paraíba. Ou do professor doutor Claudiomir, que é coordenador do IFCE de Muzambinho, no Estado de Minas Gerais”, conta a diretora. “São centenas de frutos”, diz VERA.

Em 2002 ela exerceu a coordenação do Campus da UVA Canindé e permaneceu até 2012 com os cursos regulares, trazendo os cursos de ED. Física, Ciências Contábeis, Administração e Letras. Em 2002 foi ainda Técnica dos organismos colegiados participando da criação e também da formação dos órgãos nas escolas estaduais e municipais.

Em 2003 Vera foi aprovada pela SEDUC para o Crede de Sobral para professora na área de sociologia. Ela ficou em primeiro lugar do Ceará na área, disciplina e concurso. Já em 2005, ela foi aprovada para ser socióloga na Secretaria de Saúde de Canindé. Também naquele ano foi eleita presidente do Conselho de Educação de Canindé.

De 2000 à 2019 a empresa de Vera esteve em treze municípios cearenses. O Instituto Acerte, atende os sertões de Canindé desde 2000, e outras regiões do Estado. “Atualmente Estamos em três cidades em parceria com o maior grupo de educação do mundo Kroton Educacional. Ofertamos 55 cursos de graduação entre eles Enfermagem, Engenharia Civil, Nutrição, Serviço Social, entre outros e mais de 100 em pós-graduação”, diz Vera. _

“Em 2019 a nossa maior e última conquista está sendo ter conseguido que a Kroton Educacional implante o curso de Direito presencial para atendimento de toda região. Recebemos o MEC em duas visitas e trabalhamos duro para conseguir. O curso já foi aprovado e deve começar já no primeiro semestre de 2020. São 19 anos de amor e compromisso com a educação de nossa gente que faz os sertões de Canindé. Gente que me dá ânimo pra continuar lutando. É o florescer de nosso mandacaru para nossa região”, diz Vera.

“Sou cristã e o que me mantém de pé é o amor e as misericórdias de Deus. Na vida secular acredito em duas posturas orientadas por Deus, a primeira delas é o trabalho, pois a Bíblia diz que ‘com o suor do teu rosto comerás o teu pão’, em Gênesis 3:19. E a segunda delas é a resiliência quando encontramos também na Bíblia a passagem que diz "esforça-te que eu te ajudarei", em Josué 1:9”, diz Vera.

“Sendo assim a minha pessoa se resume em amor à Deus, a famiia e ao trabalho. Uma das minhas grandes alegrias é vê as pessoas mudando sua história através da educação. Temos como missão ser instrumento e ponte para o conhecimento e assim promover o homem e a sociedade aonde vivem.

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
ANUNCIO MAIS SAÚDE ODONTO
MAIS SAÚDE ODONTO EM ITATIRA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS