Loteamento Novo Mourão Super Banner
POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
Doutor Danilo Martins Super Banner
Solutions Super Banner
Balneário e Churrascaria Talir Super Banner
Baratão das Frutas
RISCO A VIDA

Maioria dos moradores de Itatira pilotam motos sem usar capacete

Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa e suspensão direta do direito de dirigir. Mesmo assim, apesar de ser obrigatório, poucos moradores de Itatira usam capacete.

07/07/2019 13h34Atualizado há 3 meses
Por: Itatira NEWS

A maioria dos moradores do municipio de Itatira pilotam motocicletas sem utilizar capacete. O aumento da frota de motocicletas e o não uso do equipamento de segurança trouxe uma consequência trágica para as ruas do municipio, o crescimento dos acidentes e mortes envolvendo motociclistas.

Jovens, adultos, adolescentes e até crianças pilotam motocicletas no municipio de Itatira e ainda sem uso do capacete. Seja na zona urbana como no distrito de Lagoa do Mato seja nas rodovias do municipio é comum ver esse tipo de cena. “Não gosto de usar capacete é fei demais a pessoa andando de moto com capacete”, disse um adolescente do distrito de Lagoa do Mato. “Sei que tou arriscando minha vida, mas é feio demais capacete”, disse o adolescente.

Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete uma infração gravíssima, com multa e suspensão direta do direito de dirigir. Mesmo assim, apesar de ser obrigatório, poucos moradores de Itatira usam capacete. “Hoje na Lagoa do Mato, por exemplo, ver uma pessoa andando com capacete é até estranho. O povo já tão acostumado em andar sem capacete que quando alguém usa um capacete o povo estranha”, diz um morador do distrito de Lagoa do Mato.

Estudos efetuados para avaliar a eficácia do uso de capacetes, demonstraram que, o seu uso pode prevenir cerca de 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. O capacete protege o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos.

Especialistas destacam a importância do uso do capacete. “O capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário em um eventual acidente”, afirmam especialistas em trânsito.

As viseiras fazem parte do capacete e protegem os olhos e parte da face contra impactos de chuva, poeira, insetos, sujeira e detritos jogados ou levantados por outros veículos. Em velocidade, o impacto de um pequeno objeto causa um grande estrago se o piloto não estiver suficientemente protegido.

Transitar sem viseira ou com a viseira levantada também é infração de trânsito gravíssima, com multa e suspensão direta do direito de dirigir. “O povo da Lagoa do Mato nem com capacete anda quanto mais com viseira abaixada”, disse uma moradora do distrito de Lagoa do Mato.

 

MAIS SAÚDE ODONTO
POSTO IPIRANGA
Últimas notícias
POSTO IPIRANGA ANUNCIO
Mais lidas
MAIS SAUDE ODONTO ANUNCIOS