POSTO IPIRANGA SUPER BANNER
Doutor Danilo Martins Super Banner
Baratão das Frutas
Balneário e Churrascaria Talir Super Banner
Solutions Super Banner
Loteamento Novo Mourão Super Banner
URSOS DIMAS E KÁTIA

Justiça decretará até prisão se ursos de Canindé não forem transferidos

Na decisão, a justiça destaca que também será aberta uma investigação criminal pelo descumprimento e ainda será emitido uma ordem de prisão ao superintendente do IBAMA

17/08/2019 12h55Atualizado há 3 semanas
Por: Itatira NEWS

A juíza da 3ª Vara da Comarca de Canindé determinou nesta quinta-feira (15) que o Zoológico São Francisco, que fica na cidade, emita um laudo veterinário feito por um profissional responsável para que o documento seja utilizado no transporte dos ursos Dimas e Kátia. A justiça deu prazo de 24 horas para que o zoológico.

A justiça diz ainda que após o laudo veterinário, o IBAMA e a SEMACE serão comunicados para que no prazo de 48 horas emitam o guia de trânsito dos animais. A justiça fixou ainda multa diária de 100 mil reais caso a ordem não sejam cumprida. Na decisão, a justiça destaca que também será aberta uma investigação criminal pelo descumprimento e ainda será emitido uma ordem de prisão ao superintendente do IBAMA no caso também do não cumprimento da decisão de emissão do documento.

Há dois meses, a justiça decidiu que os ursos Dimas e Kátia devem ser transferidos de Canindé para Joanópolis, em São Paulo, entretanto, apesar da decisão judicial os animais permanecem no zoológico de Canindé. A decisão desta quinta-feira foi em virtude de um pedido da Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem Estar dos Animais que comunicou que o IBAMA não cumpriu o prazo de cinco dias para expedir o guia de trânsito animal (GTA).

O zoológico de Canindé informou ao Itatira NEWS que irá cumprir a decisão judicial. A assessoria de imprensa do IBAMA e da SEMACE afirmaram que aguardam serem notificados, mas ressaltaram que estão colaborando com a justiça e que irão cumprir qualquer determinação judicial.