Posto Ipiranga
Solutions
Wagner Car
Danilo Martins Consultório Odontologico
Baratão das Frutas
PANDEMIA MUNDIAL

Prefeito de Itatira cancela Jogos Escolares e festejos do distrito de Bandeira devido coronavírus

Todo evento grande que seja organizado ou que tenha apoio da prefeitura de Itatira e que deveria ocorrer pelos próximos 30 dias será cancelado ou adiado.

16/03/2020 13h35Atualizado há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

O prefeito de Itatira, Antonio Almir, confirmou ao site Itatira NEWS que todo evento grande que seja organizado ou que tenha apoio da prefeitura de Itatira e que deveria ocorrer pelos próximos 30 dias será cancelado ou adiado. O município de Itatira não registrou ainda casos confirmados de coronavírus, mas Almir justificou a medida como uma “forma de prevenção”. Segundo o prefeito, já há casos confirmados no Ceará e alguém vindo dessas regiões pode espalhar o vírus uma grande quantidade de pessoas no município devido a estes tipos de eventos.

Almir disse ao Itatira NEWS que os Jogos Escolares e os festejos de Bandeira que estavam programados para ocorrer nos próximos dias estão incluídos no cancelamento. No caso dos Jogos Escolares, o prefeito afirmou ao Itatira NEWS que a competição poderá ser realizada em outra data. “Infelizmente os Jogos Escolares foram cancelados. E os festejos do Bandeira também. A orientação que a gente recebeu do Governo do Estado é cancelar toda aglomeração de pessoas em grandes eventos pelo período de 30 dias”, disse Almir que esteve reunido na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Um torneio que iria ocorrer no distrito de Bandeira e que teria apoio da prefeitura também foi cancelado.

Questionado pelo Itatira NEWS se a prefeitura pretende suspender as aulas em Itatira, o prefeito do municipio afirmou que no momento aguarda um posicionamento do Governo do Estado e que vai seguir a orientação do governo estadual sobre essa possibilidade. Por enquanto, as aulas nas escolas municipais seguem normais. O prefeito, entretanto, afirmou que os estudantes acima de 65 anos, como aquelas da Educação de Jovens e Adultos, serão comunicados de que devem permanecer em casa por conta da pandemia. Almir também foi questionado se a Câmara dos Vereadores iria suspender as atividades. “Quanto à Câmara eu não sei informar quais medidas a Casa deve tomar”, disse Almir ao Itatira NEWS. Questionado também pelo Itatira NEWS se o vírus poderia prejudicar as eleições desde ano, já que as filas de votações iriam aglomerar uma grande quantidade pessoas, o prefeito também disse que não tinha ainda essa informação. “Não tenho ainda essa informação. Vamos rezar que essa pandemia passe logo”, disse Almir.

O prefeito também afirmou que está comprando vários estoques de gel, luvas, mascaras e outros materiais de prevenção para enviar aos postos de saúde do município de Itatira. Ele também pediu as pessoas que evitem viajar para áreas e cidades onde há casos de confirmação do vírus. Segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado o Ceará já tem nove casos confirmados da doença. Os pacientes são pessoas que viajaram para o exterior nos últimos dias e tiveram a doença confirmada em diagnóstico realizado na volta ao Brasil.

Crianças começam a morrer

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta segunda (16) que há registro de morte de crianças por causa do coronavírus. "Esta é uma doença séria. Embora a evidência que temos sugira que aqueles com mais de 60 anos correm maior risco, jovens, incluindo crianças, morreram", disse Tedros. Até esta segunda-feira, a organização não havia divulgado a morte de crianças pelo novo coronavírus.