Wagner Car
Solutions
Posto Ipiranga
Baratão das Frutas
Danilo Martins Consultório Odontologico
ELEIÇÕES 2020

Demora em apresentar Afonso Magno como escolhido gera inquietação na oposição de Itatira

Nos últimos anos diversas lideranças abandonaram o grupo dos

17/03/2020 12h55Atualizado há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Os eleitores “caninanas”, como é chamado o grupo de oposição de Itatira do qual Afonso Magno participa, estão a espera da escolha de quem será o pré-candidato do grupo para disputar as eleições para prefeito do município. O espantoso silêncio com relação a quem será o escolhido está deixando também eleitores do municipio e todas as lideranças políticas de oposição inquietas. Nos últimos anos diversas lideranças abandonaram o grupo dos "caninanas" e foram fazer parte da base politica do atual prefeito do município. Entretanto, uma possível confirmação do nome de Afonso Magno como pré-candidato dos "caninanas" pode fazer recuperar grandes lideranças de oposição e conseguir novas. A vinda de Afonso Magno pode recompor a fragmentada oposição que perdeu grandes lideranças ultimamente como Bibi, Airton Lobo, Izon, Zé Gato e outros. Recentemente, em entrevista ao Itatira NEWS, o líder no governo na Câmara de Itatira, o vereador Leo Miguel, disse que o grupo da base de Almir na Câmara é composto por dez vereadores. Nesta visão, apresentada pelo próprio líder do governo, a oposição teria apenas um vereador na Câmara: Nem Dias, do PSDB.

A demora do grupo dos “caninanas” em anunciar o escolhido para disputar as eleições levanta também uma questão: por que o anuncio não foi feito ainda? E se realmente é Afonso Magno o escolhido, por que o filho do ex-prefeito Afonso Machado ainda não se envolveu na pré-campanha? Uma fonte próxima a Afonso Magno, com quem mantém uma estreita parceria, afirmou ao Itatira NEWS que o cenário está sendo costurado para apresentar Afonso Magno como o pré-candidato do grupo que irá disputar as eleições, mas que nada pode ser divulgado ainda. "Vai chegar o momento certo", disse. Em entrevista recente ao Itatira NEWS, o próprio Afonso Machado chegou a afirmar também que a escolha do pré-candidato do grupo está em gestação, mas que "possivelmente deve ser Afonso Magno". Recentemente, Afonso Magno e o empresário Jocilan Severo também surgiram juntos em uma reunião o que aumentou ainda mais as expectativas no mundo da política em Itatira.

Afonso Magno amargou o fracasso retumbante na ultima eleição para prefeito. Em 2012, entretanto, perdeu por diferença de pouco mais de 200 votos para Antonio Almir. O desempenho inicial praticamente alavancou sua liderança de oposição. Até então desconhecido de muitos, Afonso Magno ganhou o carisma de boa parte do eleitorado itatirense que passaram a enxergá-lo como um representante de oposição forte e uma opção para quem não vota no grupo de Antonio

"Afonso Magno é hoje a maior liderança da oposição em Itatira", disse uma pessoa do grupo dos "caninanas". Enquanto a popularidade de Afonso Magno ganhava impulso, ultrapassando outras lideranças de oposição, o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itatira, Icassí Umbelino, corria por fora, ameaçando dividir os votos da oposição. Atualmente Icassí já se lançou pré-candidato a prefeito e diz que não vai desistir para ser vice de ninguém e que vai registrar a candidatura mesmo sem apoio do grupo de Afonso Magno. Quanto mais se demora para anunciar qual nome do grupo de Afonso Magno será o escolhido, mais se especula sobre o motivo do silêncio do grupo dos "caninanas" com relação em apresentar o pré-candidato. Alguns afirmam que Afonso Magno não vem. Outros dizem que a demora é apenas uma questão de estratégia. “O nome do escolhido não vem agora por questão de estratégia. Isso porque quanto mais os pré-candidatos se digladiavam e expunham as divisões no eleitorado, mais a presença de líder da oposição é evocada para o palco da disputa. É ai onde deve aparecer o nome do nosso escolhido”, disse uma fonte do grupo dos “caninanas”.

Este membro do grupo justifica a ausência de Afonso Magno na pré-campanha no sentido de que toda a pré-campanha do escolhido do grupo será pela defesa e na retomada da força do grupo de oposição. “Eu não acho que está na hora. Mas vamos fazer o anuncio do escolhido em breve”, disse um outro membro do grupo ao Itatira NEWS na condição de anonimato. Não restam dúvidas de que o grupo dos “caninanas” precisam apresentar um nome entre os pré-candidatos para disputar as eleições e que Afonso Magno é preferido dos membros e do eleitorado do grupo. Mas caso não venha nenhum nome, a disputa deve ficar entre o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Icassí e o ex-prefeito Zé Dival. Airton Lobo também afirmou que vai ser candidato independente.