Posto Ipiranga
Baratão das Frutas
Solutions
Danilo Martins Consultório Odontologico
Wagner Car
PANDEMIA MUNDIAL

Secretário acionará a policia para viajantes que desrespeitarem isolamento em Itatira

Davi foi questionado pelo Itatira NEWS qual seria o procedimento adotado pelo município para viajantes que chegam de outros Estados onde existe a contaminação comunitária do coronavírus.

18/03/2020 13h29Atualizado há 2 horas
Por: Itatira NEWS

O secretário de saúde do município de Itatira, Davi Vieira, deu uma declaração ao Itatira NEWS em que diz que vai acionar a policia ou o Ministério Público para viajantes que cheguem de São Paulo e Rio de Janeiro no município e que não respeitem o protocolo de isolamento. Davi foi questionado pelo Itatira NEWS qual seria o procedimento adotado pelo município para viajantes que chegam de outros Estados onde existe a contaminação comunitária do coronavírus. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, já se enquadram nessa colocação e muitas pessoas chegam destas regiões toda semana ao município de Itatira. Assista o pronunciamento dele ao Itatira NEWS no video abaixo.

Perguntado qual seria o procedimento adotado pela Secretaria para viajantes vindos destas regiões, mas que possivelmente possam não respeitar o procedimento de isolamento, o secretário disse que o município de Itatira poderá acionar a policia para a lei ser cumprida. Ele disse que a Secretaria está monitoramente ônibus que chegam de São Paulo e Rio de Janeiro. “Estamos tendo o cuidado de acompanhar os transportes que estão vindo de outros Estados. Isso é feito por parte uma equipe com enfermeiros e médicos. Eles fazem uma avaliação de todos esses pacientes”, disse o secretário em declaração ao Itatira NEWS.

Até o momento o município de Itatira não possui casos confirmados e nem suspeitos do coronavírus, mas o secretário afirmou ao Itatira NEWS que caso o município venha a registrar casos confirmados e caso o paciente não respeite o isolamento, a policia poderá ser acionada. “Algum paciente que descumprir, o município vai poder ta utilizado do que ele tem a disposição. Seja o aparato policial seja o Ministério Público para poder nos ajudar a realmente se fazer cumprir a lei e fazer com que nosso município não tenha a ter um colapso que estes outros Estados já estão tendo”, disse o secretário em declaração ao Itatira NEWS.

Procurado pelo Itatira NEWS, a empresária Lucia Lobo, que é proprietária de uma empresa de ônibus que faz a rota de São Paulo para o município afirmou que é “totalmente favorável” às medidas tomadas pelo secretário de saúde de Itatira e que ela está colaborando com os trabalhos da secretaria de saúde de Itatira. “Estas medidas estão sendo tomadas em parceria. Eu fiz uma relação com o nome dos passageiros, perguntei a todos os passageiros aonde que cada um morava. Tomamos nota de tudo e entramos em contato com a secretaria [de saúde de Itatira]. Então eu sou totalmente favorável e de acordo”, disse a empresária ao Itatira NEWS.

Ela frisou, entretanto, que é preciso atentar para o fato de que outras empresas de ônibus também fazem rota de São Paulo levando passageiros onde o destino final é Itatira. “As pessoas que estão indo nos meus ônibus é uma minoria. Tem que haver um controle em todas as pessoas que estão chegando. Da nossa parte aqui é fácil porque nós mesmos entregamos a relação com os nomes, marcamos o horário que ônibus vai chegar, avisamos todas as pessoas do ônibus sobre as medidas de segurança, então para nós aqui a parceria com a secretaria daí ta sendo maravilhosa. Agora importante lembrar que existem várias empresas que levam passageiros para Itatira”, disse a empresária que está em São Paulo, mas falou com o Itatira NEWS por telefone. "Tudo que tiver ao meu alcance para que essa doença não chegue em Itatira e nos outros municipios do nosso Estado nós vamos fazer", disse a empresária ao Itatira NEWS.