Wagner Car
Danilo Martins Consultório Odontologico
Baratão das Frutas
Posto Ipiranga
Solutions
PANDEMIA MUNDIAL

Maioria dos internautas de Itatira quer o fechamento de estrada para evitar coronavírus, mostra enquete

O fechamento das estradas para evitar que o município registre os primeiros casos da doença está sendo bastante debatido pelos internautas

22/03/2020 07h17Atualizado há 1 hora
Por: Itatira NEWS

A maioria dos internautas de Itatira que participaram de enquete até o momento realizada pelo Itatira NEWS são a favor do fechamento das estradas para evitar que o vírus do coronavírus entre no município. Participaram da enquete até o momento 823 internautas, e para 83% (683 votos) deles as estradas do município devem ser fechadas para evitar casos do vírus entre os moradores sendo autorizado a passagem apenas de serviços essenciais como alimentos, ambulâncias e combustíveis. Outros 17% (140 votos) dos internautas, entretanto, não concordam com o fechamento das estradas. “Concordo plenamente será um meio de prevenção muito bom”, disse uma internauta. "Já era pra ter fechado há muito tempo. De que adianta pedir para as pessoas para ficar em casa e impedir os ônibus se os ricos continuam entrando trazendo o vírus em seus carros particulares?", disse outra internauta.

O fechamento das estradas para evitar que o município registre os primeiros casos da doença está sendo bastante debatido pelos internautas isso porque o decreto do governador proíbe a circulação de ônibus entre municípios, mas os carros particulares continuam entrando normalmente. Alguns internautas chegaram a cobrar, inclusive, que o ex-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Icassí Gonçalves, fechasse a CE-366, que é a principal linha de acesso ao município. Icassí tem um histórico de fechamento de estradas no municipio reivindicando problemas dos moradores. Alguns chegaram a afirmar que o ex-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais do municipio já estaria se articulando para a fechar a CE-366. Procurado pelo Itatira NEWS, Icassí negou os boatos de que estivesse se articulando para fechar a principal rodovia do municipio e afirmou que não cogita o fechamento da estrada. Ele disse, porém, que concordaria com a medida. “Não penso em fechar a estrada, não. Seria bom porque é uma prevenção porque parava de entrar e sair pessoas na cidade. É uma boa idéia, mas para fazer isso daí teria que ver com as autoridades”, disse Icassí ao Itatira NEWS.

Segundo pessoas especialistas pelo Itatira NEWS, a medida que fechar as fronteiras do município seria uma medida extrema que, apesar de eficaz, iria exigir uma estratégica e mobilização nunca vista antes. isolar cidades inteiras foi uma estratégica adotada pela China e pela Itália no inicio da grande quantidade de casos em determinadas regiões, mas exigiu um grande aparato de policiais e monitoramento 24 horas das entradas dessas cidades. Em Itatira, seria necessário também um grande aparato. Isso porque não bastaria fechar apenas a CE-366, mas sim todas as vias de acesso ao município, como todas as estradas de terra. Além disso, o fechamento teria que durar 24 horas com pessoas e guardas trabalhando nestes locais para evitar que alguém descumprisse a medida. Há também outro ponto importante na medida, caso ela fosse tomada em Itatira. "Como que o distrito de Cachoeira seria beneficiado com a medida se a comunidade fica nas margens da BR-020? Ou seja, para que Cachoeira fosse beneficiada a BR-020 deveria ser fechada também, o que complicaria o fluxo de veículos em grande parte do Estado do Ceará e não apenas em Itatira", dizem especialistas.  Procurado pelo Itatira NEWS, o prefeito de Itatira afirmou na manhã deste domingo (22) que no momento não pretende assinar um decreto fechando as estradas que, se isso vinher ocorrer, será antes bastante estudado e ele irá consultar o governo do Estado antes de tomar uma medida drástica desse nível. Para votar na enquete, clique aqui.