Itatira VIRUS INVISIVEL

Pessoas de onde existem casos de coronavírus continuam entrando em Itatira

Várias pessoas vindas de Fortaleza, em veículos próprios, continuam entrando e saindo do município normalmente.

24/03/2020 12h11 Atualizada há 2 meses
Por: Itatira NEWS

Pessoas que tem carros próprios e que estão em Fortaleza continuam entrando no município de Itatira normalmente. Somente em Fortaleza são 151 casos confirmados de coronavírus. Empresários também continuam chegando no município vindos de Fortaleza em seus veículos próprios normalmente. "Só quem pode trazer o vírus é quem viaja de ônibus e topique? Porque as pessoas que têm carro próprio e saem de Fortaleza não são impedidas de entrar na Itatira também?", questiona uma internauta. O Itatira NEWS foi até Macaoca, na BR-020, na manhã desta terça-feira (24) e comprovou que ônibus, lotações e carros pequenos que faziam a linha entre Fortaleza e Itatira não foram vistos no local entrando no município. Entretanto, várias pessoas vindas de Fortaleza, em veículos próprios, continuam entrando e saindo do município normalmente. São itatirenses que tem carro próprio e vão pra Fortaleza resolver algo ou aqueles itatirenses que moram em Fortaleza ou trabalham, mas que possuem carro próprio e decidem vim pra Itatira.

Nas redes sociais, os moradores reclamam do fato de pessoas vindos de áreas infectadas pelo vírus continuarem entrando no município. “Fizeram todo um processo de segurança no ônibus da Lucinha [proprietária de uma empresa de ônibus que faz a linha entre São Paulo e Itatira], colocaram policia, ambulância e tudo mais, entretanto quem tem carro próprio entrando no municipio vindo da Fortaleza”, disse uma internauta. O Ceará tem 164 casos confirmados de coronavírus e já existe a circulação comunitária do vírus no Estado. Somente em Fortaleza são 151 casos confirmados. A cidade de Aquiraz tem seis casos confirmados, Sobral tem três casos e Fortim e Juazeiro do Norte possuem um caso confirmado. 

Camilo Santana já havia proibido ônibus intermunicipais de circularem no Estado, mas o decreto do governador nada diz sobre os carros próprios dos cearenses que continuam circulando pelas rodovias intermunicipais. Nesta segunda-feira (22), o prefeito de Itatira, Antonio Almir, também baixou um novo decreto, em que proíbe veículos vindos exclusivamente dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro de entrarem no municipio. O decreto municipal, porém, permite que quem tem veículos próprios continuem entrando e saindo do município de Itatira vindos de Fortaleza e outras cidades cearenses com casos confirmados.

O fato de pessoas que possuem carro próprio entrarem no município vindo de áreas infectadas no Ceará gerou questionados dos moradores de Itatira. “Queria saber se as pessoas vindas de Fortaleza estão sendo monitoradas e assinaram termo de compromisso de ficar em casa também. Se aquele empresário que chega em seu carro próprio ta sendo monitorado assim como as pessoas que vieram de São Paulo”, questiona um internauta. “Proíbem os ônibus de circular, mas permitem que quem têm carros circulem normalmente pelas estradas em seus veículos próprios vindos de Fortaleza”, disse uma internauta numa rede social. 

O Itatira NEWS entrou em contato com o prefeito de Itatira, Antonio Almir, e o secretário de saúde do município, para questionar se o decreto do prefeito de proibir apenas quem vem dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro não seria “ineficaz” para conter o vírus tendo em vista que, várias pessoas que possuem carro próprio continuam entrando no município vindas de Fortaleza. O Itatira NEWS também questionou o prefeito e o secretário se as pessoas que estão vindo em carros próprios de Fortaleza estão sendo monitoradas e assinaram algum termo de compromisso, assim como foi feito com os passageiros do ônibus da TransBrasil que vieram de São Paulo. O prefeito e o secretário ainda não responderam aos questionamentos.