Wagner Car
Danilo Martins Consultório Odontologico
Baratão das Frutas
Posto Ipiranga
Solutions
PANDEMIA MUNDIAL

Municipio de Itatira tem 4 casos suspeitos de coronavírus sob investigação

A secretaria informou que continua realizando ações para combater a chegada do vírus no município de Itatira.

24/03/2020 18h45Atualizado há 4 dias
Por: Itatira NEWS

A secretaria de saúde de Itatira informou nesta terça-feira (24) ao Itatira NEWS que o municipio tem agora quatro casos suspeitos de coronavírus que estão em investigação. Segundo a secretaria, foram notificados inicialmente cinco casos no município, mas um foi descartado, fazendo com que apenas quatro deles estejam em investigação. Desses quatro, três já realizaram exames e as amostras foram enviadas para Fortaleza. Nenhum dos casos suspeitos é do distrito de Lagoa do Mato. O secretário de saúde do município, Davi Vieira, frisou ao Itatira NEWS que no Estado do Ceará já existe circulação comunitária. “Como no Rstado já existe transmissão comunitária, agora se enquadrou na sintomática já será notificado”, disse o secretário ao Itatira NEWS. Não há ainda nenhuma caso confirmado do coronavírus em Itatira.

A secretaria informou que continua realizando ações para combater a chegada do vírus no município de Itatira e que trabalha em parceria com a policia militar, o Ministério Público e a vigilância sanitária, além de outros órgãos. A secretaria também informou que fez uma reunião com técnicos da secretaria municipal de saúde, incluindo enfermeiros e cacinadores, para a organização dos serviços da campanha de Vacinação Contra a Influenza e reorganização dos serviços de saúde, para atender as orientações dos protocolos de atendimento ao enfrentamento do COVID-19. A pasta também informou que realizou abordagens sanitárias a ônibus que traziam Itatirense de São Paulo com apoio do Ministério Público e Policia Militar. Por fim a secretaria informou ainda que tem realizado ações da vigilância sanitária, na conscientização de proprietário de estabelecimentos comerciais, quanto ao decreto estadual Nº 33.519, de 19 de março de 2020, que intensifica as medidas de enfrentamento ao Novo Coronavírus e que estabelece a suspensão, em território estadual, por dez dias, a partir da zero hora do dia 20 de março de 2020, de estabelecimentos comerciais.

A secretaria voltou a pedir o distanciamento social como forma de prevenir o contaminação pelo vírus adotando atitudes como: Todas as pessoas com mais de 60 anos deverão evitar comparecimento ao trabalho ou demais ambientes fechados. Recomenda-se sair de casa apenas para atividades essenciais (mercado, farmácia serviços de saúde) que não possam ser realizadas por outra pessoa do domicílio/cuidador; Recomenda-se a todas as pessoas sair de casa apenas para atividades essenciais; Pessoas apresentando sintomas gripais e seus contatos domiciliares devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias; Mães amamentando não deverão suspender a amamentação. Porém, cuidados devem ser adotados como: Lavar as mãos antes de tocar o bebê; Usar máscara cirúrgica durante as mamadas; Evitar falar ou tossir durante a amamentação; Trocar a máscara em caso de tosse ou espirro ou cada nova mamada.