Danilo Martins Consultório Odontologico
Wagner Car
Posto Ipiranga
Solutions
Baratão das Frutas
POLITICA

Prefeito de Itatira envia 3 projetos de lei para aprovação dos vereadores em caráter de urgência

Um dos projetos que entrará em votação é o aumento do piso do magistério dos professores em 13%.

26/03/2020 11h40Atualizado há 4 dias
Por: Itatira NEWS

A Câmara dos Vereadores de Itatira deve votar nesta sexta-feira (27), em sessão extraordinária, três projetos de lei em caráter de urgência que foram enviados ao plenário da Casa pelo prefeito do município, Antonio Almir. Um dos projetos que entrará em votação é o aumento do piso do magistério dos professores em 13%. Outro projeto de lei é a isenção da cobrança de taxa de iluminação pública para consumidores de Itatira que consumem até 100 kw. Por fim os parlamentares irão decidir se aprovam ou não um aumento de 20% aos profissionais de saúde do município que estão lidando diretamente com o coronavírus.

A votação do piso do magistério dos professores é uma reivindicação da categoria e aumenta em 13% o valor. Já o projeto de lei que cancela a cobrança da taxa de iluminação para quem consumir até  100 kw foi uma medida criada pelo prefeito Almir para tentar reduzir os impactos da crise do coronavírus no bolso do itatirense. “Antes só quem ficava isento dessa taxa eram consumidores com até 30 kw. Agora aumentamos para 100 kw para que mais famílias possam ser beneficiadas, justamente para que esse dinheiro que iria para taxa de iluminação possa ser utilizado para pagar outras despesas durante a crise do coronavírus”, disse o prefeito ao Itatira NEWS.

O projeto de lei que aumenta o salário dos profissionais de saúde em 20% também é devido a crise do coronavírus. Estão incluídos no aumento médicos, enfermeiros, auxiliares de serviço, motoristas e outros profissionais. Entretanto, só devem receber o aumento os trabalhadores da área da saúde que estejam em exercício da função. “Só vai receber quem está atuando. Profissionais que estão parados não receberão este aumento”, disse o prefeito ao Itatira NEWS que está confiante na aprovação do projeto. “Estou confiante que será aprovado”, disse Almir. O prefeito de Itatira disse ainda ao Itatira NEWS que a presidente da Câmara dos Vereadores, Jaqueline Miguel, irá decidir a melhor forma de realizar a votação já que há decretos proibindo a aglomeração de pessoas por conta do vírus.

Haviam duvidas se os vereadores Paulo Ruberto, Salete Pereira e Jacqueline Guerra, que estão em Fortaleza, devam comparecer a sessão, já que se comparecerem ao município, não poderão ir na sessão tendo em vista que deverão cumprir isolamento devido o vírus circular pela capital cearense. O Itatira NEWS entrou em contato com os vereadores Paulo Ruberto, Salete Pereira e Jacqueline Guerra para saber se eles compareceriam a sessão. A vereadora Jacqueline Guerra disse que não virá. Salete Pereira disse que está de licença por conta uma cirurgia. O vereador Paulo Ruberto até o fechamento desta matéria ainda não havia respondido a reportagem. A presidente da Câmara também foi questionada pelo Itatira NEWS de como iria realizar a votação já que há decretos proibindo a aglomeração de pessoas, mas até o fechamento desta edição o Itatira NEWS também recebeu resposta por parte da presidente da Câmara.