Itatira PANDEMIA MUNDIAL

Itatirenses com carro próprio estão cobrando para trazer pessoas de Fortaleza para Itatira

Os anúncios para trazer pessoas de Fortaleza para Itatira são divulgados em grupos de WhatsApp.

27/03/2020 11h50 Atualizada há 2 semanas
Por: Itatira NEWS

Itatirenses com carro próprio estão vendendo vagas em seus automóveis para transportar pessoas de Fortaleza para Itatira conforme reportagem do Itatira NEWS. Fortaleza é a cidade do Ceará com o maior número de casos confirmados de coronavírus e já registrou três mortes causadas pelo vírus. Pessoas com carro próprio que vêm de Fortaleza para Itatira estão cobrando até R$ 50,00 para trazer alguém. Os anúncios para trazer pessoas de Fortaleza para Itatira são divulgados em grupos de WhatsApp. Nesta quinta-feira (26), uma mulher postou em um grupo de WhatsApp um anuncio de oferta de vaga em um carro dizendo: “Gente tem alguém querendo ir de Fortaleza pra Lagoa do Mato amanha?”, disse a mulher. Em outro áudio ela completou: “Se tiver alguém querendo ir me chama no PV por favor”, disse a mulher. Segundo a pessoa que fez a postagem no grupo, o motorista já vendeu a vaga e cobrou 50 reais para trazer o passageiro nesta sexta-feira (27).

A prática começou a ocorrer depois que o governador proibiu a circulação de ônibus intermunicipais. Desde segunda-feira (23), ônibus da viação Princesa do Inhamuns não estão mais circulando no Ceará, incluindo fazendo o trecho entre Fortaleza e Itatira. As topiques que também faziam o mesmo percurso também tiveram que parar suas atividades assim como carros pequenos que também realizavam o trajeto. Entretanto, as pessoas com carro próprio continuam circulando e entrando normalmente no município. Quem tem interesse em vim para Itatira e acaba pagando uma vaga nestes carros para chegar ao município. “Deveria haver mais fiscalização também com as pessoas que têm carros próprios, porque elas sim poderão trazer o vírus para Itatira. Entretanto só vejo restrições com os ônibus, topiques e carros credenciados que faziam o trajeto. O empresário ou aquele itatirense que tem carro próprio circula normalmente e agora ta até vendendo passagem de forma clandestina”, disse uma internauta.

O Itatira NEWS entrou em contato com a secretaria de saúde de Itatira e com o prefeito do município para saber se os carros próprios que chegam de Fortaleza estão sendo monitorados e se os ocupantes assinaram algum termo de compromisso para se manterem em isolamento. O prefeito também foi questionado se pretende assinar algum decreto proibindo ou criando restrições para pessoas com carro próprio entrarem no município. Até o fechamento desta reportagem o prefeito e o secretário ainda não haviam respondido.