Amor & Sexo ItatiraNEWS.com

Por que tantas adolescentes de Itatira estão namorando homens mais velhos?

O numero de adolescentes acima dos 14 anos de idade que têm se relacionados com homens mais velhos tem crescido.

13/04/2020 13h00 Atualizada há 2 meses
Por: Itatira NEWS

É cada vez mais comum o número de meninas e moças que namoram homens bem mais velhos do que elas. Será que namorar homens mais novos realmente faz bem? Será que amor não tem idade? O que a lei diz sobre namorar adolescentes e meninas menores de idade? Segundo a lei, apenas é proibido o sexo com adolescentes menores de 14 anos de idade. Segundo o advogado Thiago Vasconcelos, um homem adulto só pode se envolver com garotas acima dos 14 anos de idade. “Abaixo de 14 anos, mesmo a garota aceitando a relação não é permitido por lei”, diz o advogado. “Entretanto, um homem adulto pode se relacionar, namorar, ficar e transar com adolescentes acima de 14 anos de idade. Ou seja, a partir dos 14 anos não tem problema nenhuma”, diz o advogado.

O numero de adolescentes acima dos 14 anos de idade que têm se relacionados com homens mais velhos tem crescido. É cada vez mais freqüente também o número de adolescentes grávidas ou namorado homens adultos. Mas porque tantas meninas estão procurando homens mais velhos para se relacionarem? Segundo uma psicóloga, as adolescentes se relacionam com homens mais velhos em busca de mais maturidade, independência e prazer. “O fato de atrair um homem mais jovem, e ele sentir desejo por uma adolescente, contribui muito para a autoestima da adolescente”, afirma a psicóloga clínica Rafaella Maria Ribeiro. “Mas, na verdade, não importa a idade do parceiro, se ele te olha de uma forma que faz a mulher se sentir sexy”, complementa Rafaella. Há casos de homens de mais de 60 anos de idade namorando jovens de 16 ou 17 anos de idade. “Pela lei não há nenhuma problema, desde que a menina seja maior de 14 anos de idade. Entretanto, ainda existe muito preconceito o fato de um adulto ou alguém muito mais velho se relacionar com uma moça de 16, 17 ou 18 anos de idade. As pessoas ainda fazem muita chacota”, diz.

“Minha dica para quem se relaciona com homens mais velhos é que dê atenção à opinião dos outros: o mais importante é o que o casal pensa sobre a relação. Manter a autoestima elevada ajudar a prevenir doenças, além de diminuir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. A mulher se sente de bem com seu corpo, sua mente e seus sentimentos”, diz a psicóloga. De acordo com Rafaella Ribeiro, o segredo para a relação dar certo é a afinidade. “É preciso haver interesses em comum entre eles. Pode até ser um casal da mesma idade, mas se o cara é esportivo e uma mulher gosta de ficar dentro de casa lendo livros, eles vão ter dificuldades de dar conta de manter uma boa relação. Porque os dois vão se sentir solitários, por um não ter a mesma energia que o outro. A gente sempre busca pessoas que tenham a mesma sintonia que a gente, isso em qualquer idade”, diz.

Em seu livro “Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?”, a antropóloga Mirian Goldenberg lista algumas das características que fazem os novinhos também se apaixonarem pelas mulheres mais velhas que eles. “Garotos mais novos preferem ficar com mulheres mais velhas porque segundo eles, estas mulheres com idade mais avançada são mais compreensivas, divertidas e superiores, reúnem inúmeras qualidades. “Os garotos que namoram mulheres com mais idade procuram uma pessoa mais madura, que demonstram mais segurança. Isso faz com que eles se sintam mais motivados para suas conquistas pessoais”, diz. “Acho que a principal vantagem em namorar um homem mais velho é a segurança que a gente tem quando eles demonstram o que querem. Eles têm maturidade, mais independência e se entregam com o objetivo de fazer tudo para dar certo”, diz.

Homens adultos ou mulheres adultos só podem se relacionar com adolescentes acima dos 14 anos de idade. Abaixo desta idade, mesmo o adolescente ou a familia do menor permitindo não é legal e constitui crime de estupro de vulnerável (quando um adolescente menor de 14 anos de idade faz sexo com um adulto). A lei, portanto, só permite manter relações sexuais com adolescentes se o menor tiver mais de 14 anos de idade. Ainda há muito preconceito com homens que se relacionam com meninas mais novas. "Algumas pessoas ainda olham com maus olhares menor de 16, ou 17 anos namorar um homem de 30 anos ou 40 anos de idade. Entretanto, se a garota ou o garoto tiver mais de 14 anos de idade e permitir a relação sexual não é considerado crime. So é considerado crime se o menor tiver menos de 14 anos de idade e se a relação sexual for forçada", explica o advogado Thiago Vasconcelos.